Patrícia Ishiy, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, tem especialização em Cosmiatria (Dermatologia Estética) e La...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Não há nada mais gratificante do que acordar se sentindo radiante, não é mesmo? Adotar alguns cuidados simples antes de dormir pode ser um ótimo meio de potencializar tudo que há de mais bonito em você. Patrícia Ishiy, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, separou algumas dicas que podem fazer a diferença. Confira!
Leia também: Protetor solar oral protege a pele do sol? Médica esclarece!
Quais hábitos antes de dormir favorecem a beleza?
1 - Skincare
Na rotina noturna de cuidados com a pele, é essencial focar na limpeza e na hidratação. "O ideal é garantir uma limpeza adequada usando um sabonete específico para o tipo de pele, capaz de remover as impurezas acumuladas durante o dia, como suor, poluição e resíduos de cremes faciais. Após a limpeza, um hidratante em sérum, gel ou creme é indicado para garantir a barreira de proteção sempre íntegra e hidratada", recomenda a dermatologista.
2 - Cuidados com as unhas
“Para amanhecer mais bonitas, as unhas devem ser hidratadas com um hidratante ou pomada mais espessa e oclusiva para garantir brilho e força e evitar descamação na lâmina ungueal”, orienta Patrícia Ishiy.
3 - Umectação capilar
A dermatologista recomenda aproveitar o período noturno para uma umectação dos cabelos com óleos vegetais, como óleo de coco ou óleo de argan, e com produtos específicos que atuam na nutrição dos fios. “Esse procedimento é indicado, principalmente, para fios crespos, cacheados ou que estão secos e opacos pela tintura, resultando em brilho intenso, diminuição de frizz, pontas seladas e maior movimento dos fios”.
Leia também: Seu cabelo não cresce? Veja possíveis causas
O que pode afetar a beleza negativamente?
1 - Consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool leva à desidratação do corpo, afetando também os níveis de hidratação da pele. Como consequência, é comum a pessoa amanhecer com uma pele mais seca e com menos viço. As olheiras tornam-se mais evidentes, e indivíduos com condições crônicas, como a rosácea, podem apresentar um agravamento do quadro.
“O hábito de ingerir bebida alcoólica em excesso também promove um estresse oxidativo no organismo, com a produção de radicais livres que entram em contato com células sadias do corpo e danificam sua estrutura, podendo levar ao envelhecimento precoce e à flacidez”, destaca Patrícia.
2 - Dormir com maquiagem
Dormir com maquiagem pode causar obstrução dos poros, resultando em cravos, espinhas e miliuns. Além disso, geralmente as maquiagens são compostas por ingredientes sintéticos, o que torna a pele maquiada propensa a irritações e a possíveis alergias durante o sono.
Por essas razões, Patrícia Ishiy recomenda sempre remover a maquiagem com demaquilante, cleansing oil ou água micelar antes ou após a limpeza com sabonete para preservar a saúde da pele.
3 - Dormir com os cabelos úmidos
Dormir com os cabelos molhados ou úmidos pode agravar a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, e retirar o aspecto saudável dos fios. “Uma das causas da dermatite seborreica envolve a participação de um fungo que mora na flora cutânea do ser humano; em algumas condições, como maior umidade, oleosidade, tipo de sebo e predisposição individual, esse fungo acaba se proliferando”, explica a dermatologista.
Leia também: Como clarear os cabelos de forma natural? Conheça 4 ingredientes!
Existem fronhas que melhoram o aspecto da pele ou do cabelo?
Fronhas feitas de seda ou cetim podem trazer benefícios aos fios de cabelo, especialmente ao evitar o frizz e a quebra. A delicadeza desses tecidos também ajuda a preservar a forma dos cachos e prolongar os resultados de babyliss e escovas.
Esses tecidos também são ótimos para quem dorme com cremes faciais ou com umectação capilar, visto que eles costumam absorver menos os produtos e garantem que eles atuem na pele ou no cabelo por mais tempo.
“O tecido de seda, especialmente, apresenta origem natural e é feito a partir de um fio ultrafino, gerado pelo bicho-da-seda. O animal é responsável por um têxtil antibacteriano, antialérgico e termodinâmico que, no frio, aquece e, no calor, refresca. Essa característica pode ser benéfica para a pele”, finaliza Patrícia Ishiy.
Saiba mais: Conheça 8 fatores que agravam as olheiras