Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (2014-2019). Especialista em M...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As propriedades dos óleos vegetais têm sido exploradas no mundo da beleza devido aos seus diversos benefícios. Nessa área, o óleo de jojoba é um dos nomes mais conhecidos graças à sua poderosa ação hidratante.
O óleo de jojoba é extraído da sementes da planta de jojoba (Simmondsia chinensis), arbusto nativo da América do Norte, que passa por um processo de prensagem. É fonte de vitaminas A, B1, B2, E e ácido mirístico.
O destaque da composição do óleo fica pela presença de ceramidas, um lipídio também encontrado na camada superficial da pele, chamado de estrato córneo, que aumenta a capacidade da pele em reter água, favorecendo a hidratação.
Para que serve óleo de jojoba?
Devido às suas propriedades, o uso do óleo de jojoba está associado à hidratação, tanto da pele como do cabelo. Confira!
Benefícios do óleo de jojoba para o cabelo
De acordo com Ana Júlia Niederauer, dermatologista e mestre em farmacologia do Instituto Nutrindo Ideais, alguns dos benefícios do óleo de jojoba para o cabelo são:
- Hidrata os fios
- Previne fios quebradiços
- Ajuda no controle da caspa
- Fortalece o cabelo
- Estimula o crescimento
“Por possuir propriedade antioxidante e vitamina E em sua composição, ele ajuda a melhorar a resistência dos fios e a diminuir a perda de proteínas, mantendo o brilho e a maciez do cabelo”, explica.
Saiba mais: Óleos vegetais para cabelo: como usar e quais são os benefícios?
Benefícios do óleo de jojoba para a pele
O uso do óleo de jojoba para a pele traz benefícios como:
- Controla a oleosidade
- Hidrata a pele
- É hipoalergênico (menores chances de causar alergia) e não comedogênico (pode ser usado por pessoas com pele oleosa e tendência à acne)
- Fortalece a barreira protetora da pele
- Deixa a pele mais firme
“Também pode ser usado no tratamento de queimaduras solares superficiais, dermatite atópica ou eczema e psoríase, uma vez que controla a perda de água através da pele e da transpiração e ajuda melhorar a descamação em peles extremamente secas ou sensíveis”, indica Niederauer.
Como usar o óleo de jojoba?
A especialista orienta que o óleo de jojoba para o cabelo pode ser misturado a um condicionador ou aplicado antes do xampu. O óleo também pode ser usado para a umectação capilar ou após o banho, com os fios ainda úmidos, como finalizador.
O óleo de jojoba no rosto pode ser usado como limpador facial, removedor de maquiagem, hidratante labial ou facial, na forma de sérum e até como óleo de massagem.
Saiba mais: Dermatite seborreica: o que é, causas e tratamento
Contraindicações
O óleo de jojoba é seguro para a maioria das pessoas. A dermatologista alerta que o óleo deve ser usado de forma correta, sem ser ingerido ou aplicado em região ocular. “É importante observar ao ser aplicado de forma tópica, pois pode ocorrer reação alérgica, assim como qualquer outro dermocosmético”, finaliza.