Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979) e Doutorado em Ciências Médi...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Queimadura de sol?
A queimadura de sol é caracterizada por uma inflamação na pele que pode apresentar-se como mancha avermelhada após exposição solar prolongada. Seus sintomas são dor, queimação, ardência, pinicamento, mudança de textura da pele e, às vezes, bolhas. O aparecimento dos sintomas está ligado à profundidade e à gravidade da queimadura.
Causas
Causas da queimadura de sol
As queimaduras de sol estão relacionadas às exposição solar, tendo como causas:
- A permanência prolongada ao sol
- O não uso do filtro solar
- O contato ou o uso de produtos sensibilizantes, como: limão, perfumes, algumas frutas
- O uso de remédios sensibilizantes ao sol (antibióticos, por exemplo)
Saiba mais: Câncer de pele: sintomas, tipos, imagens e se tem cura
Tipos
Tipos de queimadura de sol
As queimaduras de sol são classificadas de acordo com o grau de acometimento e de prejuízo que causam à pele:
- Queimaduras de sol de primeiro grau: atingem a camada mais superficial da pele, a epiderme. Quando ocorrem, causam avermelhamento (mancha escura) na pele
- Queimaduras de sol de segundo grau: atingem a epiderme e parte da derme mais profunda. É comum que a pessoa sinta dor, tenha inchaço e que forme quase bolha ou bolha superficial
- Queimaduras de sol de terceiro grau: atingem a camada mais profunda da pele. Esse caso é o mais grave, com formação de bolhas, e exige atenção médica
Sinais
Sintomas de queimadura de pele
A queimadura de pele, dependendo do grau, pode levar a sintomas relacionados, como:
- Dor no local acometido
- Pele vermelha ou inflamada
- Bolhas
- Descamação da pele
- Inflamação local
- Sensibilidade ao toque
- Dor de cabeça
- Febre
- Calafrios
- Fadiga
- Prurido na pele
Saiba mais: Bolhas na pele: o que causa e como tratar
Diagnóstico
Diagnóstico de queimadura de sol
Para descobrir a gravidade da queimadura, não há exames de diagnóstico. Ele é feito por meio de avaliação clínica em consulta médica. O médico avaliará a condição da pele e definirá o diagnóstico de queimadura de sol de acordo com o grau de acometimento e de prejuízo à pele.
Buscando ajuda médica
Qualquer tipo de queimadura, inclusive as queimaduras de sol, deve ser avaliado por médicos. Mas, quando o caso é muito grave, é essencial que o paciente procure um dermatologista. É sempre importante se lembrar de evitar o uso de produtos desconhecidos e de receitas caseiras. O dermatologista é o profissional mais bem preparado para auxiliar no tratamento.
Tratamento
Tratamento para queimadura de sol
Os tratamentos para queimadura de sol são variados, desde o uso de cremes calmantes e cicatrizantes (todos devem ser prescritos pelo médico). Já o uso de curativos especiais é indicado para os casos intermediários ou graves.
Não use tratamentos caseiros para a queimadura de sol. Higienize bem a área com água fria e cubra bem a área afetada, protegendo-a de mais exposição solar. Hidrate-se bem e, para aliviar, use algum creme de loção pós-sol. Se a queimadura estiver causando muita dor, um analgésico pode ser usado. Porém, o tratamento da condição deve ser indicado por um médico.
Veja os tratamentos de acordo com o grau da queimadura de sol:
- Queimadura de sol de primeiro grau: podem ser usadas placas de silicone, que são colocadas na região e deixadas por de duas a oito horas, fechadas com curativo no local
- Queimadura de sol de segundo grau: é necessária a limpeza local uma vez ao dia e uso de cremes com corticoides e antibióticos (sob prescrição médica). É preciso esperar a bolha sumir e então tratar com soro fisiológico e cremes. Também são usados cremes hidratantes com vitaminas várias vezes ao dia
- Queimadura de sol de terceiro grau: é preciso limpar muito com água corrente, romper a bolha e hidratar a pessoa com soro fisiológico se necessário (tudo sob tratamento médico). São usados cremes com antibiótico e é preciso esperar a bolha desaparecer. Enquanto está com bolha, somente usar cremes e antibióticos por via oral. Quando a bolha sumir, placas de silicone e cremes hidratantes são utilizados várias vezes ao dia
Saiba mais: 5 hidratantes essenciais para quem tem pele seca
Medicamentos
Medicamentos para queimadura de sol
Uma queimadura de sol pode ter diversos graus, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de queimaduras de sol são:
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Cuidados
A orientação mais importante é procurar um serviço de saúde que possa avaliar o grau, a extensão e o comprometimento geral do paciente em relação às queimaduras de sol.
Tenha cuidado: não use nenhum produto, curativo ou receita caseira sem avaliação médica. Qualquer conduta para amenizar as queimaduras de sol deve ser tomada pelo especialista. Cada caso é um caso e deve ser avaliado e tratado por especialista preparado para dar esse diagnóstico.
Complicações possíveis
A exposição prolongada e sem proteção ao sol pode levar a infecções de pele, envelhecimento precoce e câncer de pele. Por isso, use sempre filtro solar, roupas e bonés e evite exposição ao sol nos horários mais críticos, entre 10h e 17h.
Referências
Dra. Denise Steiner, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) (CRM: 36.505)