Farmacêutica da Farmácia Clínica no Hospital Santa Casa de São José dos Campos. Bacharel em Farmácia pela Universidade P...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Os xaropes para tosse seca, também chamados de antitussígenos, contêm ativos que aliviam a irritação na garganta e nas vias respiratórias, responsável pelo reflexo da tosse, além de amenizarem a dor, a coceira e a sensação de desconforto. Normalmente o sintoma é consequência de infecções nas vias aéreas superiores, como gripe e resfriado, além de alergias respiratórias e exposição a substâncias irritantes, como poluição e cigarro.
Em todos os casos, lembre-se que os xaropes apenas diminuem a tosse temporariamente e não dispensam o tratamento da causa subjacente. Embora estejam disponíveis em farmácias sem necessidade de prescrição médica, é importante procurar orientação de um especialista. Bebês e crianças não devem tomar xaropes sem indicação médica.
Para te ajudar a entender as principais indicações para aliviar a tosse, o MinhaVida listou, abaixo, os xaropes normalmente usados no tratamento e como usá-los. Confira!
1. Dropropizina
A dropropizina é um xarope para tosse seca e irritante que age bloqueando os receptores da tosse, além de conter discreta ação antialérgica. Ele está disponível para uso pediátrico (7,5mg/5ml) e uso adulto (15mg/5ml), e deve ser utilizado da seguinte maneira:
- Crianças de 2 a 3 anos: ¼ a ½ copo-medida até quatro vezes ao dia
- Crianças acima de 3 anos: 1 copo-medida quatro vezes ao dia
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 copo-medida, até quatro vezes ao dia
O medicamento não deve ser tomado por crianças com menos de 2 anos de idade, pessoas com alergia ao medicamento, com hipotensão ou insuficiência respiratória grave. Ele também não é indicado para pessoas com asma e tosse com catarro.
2. Antux (levodropropizina)
O Antux, cujo princípio ativo é o levodropropizina, é um medicamento que age inibindo o reflexo da tosse, reduzindo a irritabilidade do sistema respiratório e relaxando os brônquios, o que causa o alívio do sintoma. Ele também pode ser usado em casos de tosse alérgica. O Antux deve ser utilizado da seguinte forma:
- Crianças acima de 2 anos de idade e abaixo de 12 anos: 3 mL de xarope até três vezes ao dia (10 a 20 kg) e 5 mL até três vezes ao dia (21 a 30 kg)
- Adultos e crianças acima de 12 anos de idade: 10 mL de xarope, três vezes ao dia com intervalo de, pelo menos, 6 horas entre as doses
O Antux não deve ser usado por crianças menores de 2 anos de idade ou pessoas com hipersensibilidade à levomepromazina ou a outro componente da fórmula. Em caso de gravidez ou amamentação, não utilize-o sem orientação médica.
3. Seki® (fendizoato de cloperastina)
O Seki®, cujo princípio ativo é o fendizoato de cloperastina, é um sedativo da tosse que age no sistema nervoso central e periférico bloqueando os receptores da tosse, causando o relaxamento dos brônquios, melhorando a ventilação e, por consequência, aliviando o sintoma. Ele deve ser usado da seguinte forma:
- Crianças acima de 2 anos de idade e abaixo de 12 anos: 0,5 a 1,0 mL/kg por dia (o que corresponde a 1,77 a 3,54 mg/kg por dia), dividida em 3 tomadas diárias
- Adultos e crianças acima de 12 anos de idade: 10 ml de xarope (141,6 mg) até três vezes ao dia
O remédio não deve ser usado por pessoas alérgicas à cloperastina ou a qualquer um dos componentes da formulação. Gestantes também não devem utilizá-lo sem orientação médica.
4. Hytós Plus (clobutinol + doxilamina)
O Hytós Plus, nome comercial do clobutinol + doxilamina, contém propriedades que combatem a tosse seca irritativa e o acúmulo anormal de líquido nas paredes das vias respiratórias — podendo ser utilizada para combater a tosse alérgica. Veja como ele deve ser administrado:
- Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 10 mL (1 copo-medida), 3 vezes ao dia
- Crianças de 3 a 12 anos: 5 mL a 10 mL ( ½ a 1 copo-medida), 3 vezes ao dia
- Crianças de 2 a 3 anos: 2,5 mL a 5 mL (¼ a ½ copo-medida), 3 vezes ao dia
O xarope é contraindicado para crianças menores de 2 anos de idade e pessoas com hipersensibilidade ao clobutinol, doxilamina ou a outros componentes da fórmula. Ele também não deve ser utilizado em caso de glaucoma de ângulo fechado, durante o primeiro trimestre da gravidez e em pessoas com conhecida síndrome congênita do QT Longo.
Remédios naturais para aliviar a tosse seca
Aliado ao tratamento da causa da tosse seca, o uso de alguns remédios caseiros pode ajudar a aliviar o quadro, como:
- Mel: contém propriedades capazes de proteger as mucosas da garganta e aliviar a irritação local
- Chá de amor-doce: além de reduzir a tosse devido à sua propriedade calmante, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico
- Chá de gengibre com limão: possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a irritação da garganta
- Chá de malva: com ação anti-inflamatória e calmante, ele é útil para aliviar a tosse seca decorrente de bronquite
Orientações para o uso de xaropes para tosse
Pacientes que já apresentaram doenças preexistentes mais graves, como asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva (DPOC), devem consultar um médico antes de qualquer medicação, conforme orienta Giulia Maria Ramos, farmacêutica da Farmácia Clínica no Hospital Santa Casa de São José dos Campos.
Além disso, como os xaropes costumam apresentar alta concentração de açúcar na composição, a especialista aponta que eles devem ser utilizados com cautela por pessoas com diabetes ou substituídos por formulações adequadas para esse grupo.
Referências
ANVISA. DROPROPIZINA - xarope 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/162094?nomeProduto=Dropropizina> Acesso em 14 dez 2023.
ANVISA. Fendizoato de cloperastina - xarope 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1186379?nomeProduto=fendizoato-de-cloperastina> Acesso em 14 dez 2023.
ANVISA. Cloridrato de clobutinol, succinato de doxilamina - xarope. 2023. Disponível em:<https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/271866?nomeProduto=CLORIDRATO-DE-CLOBUTINOL-SUCCINATO-DE-DOXILAMINA> Acesso em 14 dez 2023.
ANVISA. Antux - xarope. Disponível em:<https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=ANTUX> Acesso em 14 dez 2023.