
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Você tem um limoeiro em casa? É o melhor investimento a longo prazo para aproveitar limões ilimitados. Só não podemos esquecer de adicionar um pouco de fertilizante para garantir que o limoeiro esteja cheio de frutos o ano todo. Para te ajudar, o MinhaVida separou um truque para fazer isto com apenas resíduos orgânico de cozinha.
Leia também: 10 truques caseiros que você nem imagina que o limão pode fazer
Fertilize seu limoeiro com restos orgânicos da sua cozinha
Conforme o site Bacfertilizers — site especializado em fertilizantes — o melhor tipo de fertilizante para um limoeiro é o fertilizante NPK. Mas o que é NPK? São as siglas para os elementos da tabela periódica nitrogênio, fósforo e potássio. Então o segredo é procurar um fertilizante que seja rico nesses elementos, mas que não seja muito concentrado.
Felizmente, o que é lixo para alguns é um tesouro para nossas árvores, e muitos restos de cozinha contêm nitrogênio, fósforo e potássio. Você pode escolher qualquer um dos seguintes:
1 - Casca de banana
São sempre confiáveis devido ao seu alto teor de potássio e fósforo, além de conter cálcio. Recomenda-se quebrá-las em pedaços ou esmagá-las e adicioná-las ao solo ou composto do seu limoeiro.
2 - Água de molho ou cozimento de leguminosas e sementes
Esses resíduos contêm o trio perfeito de nitrogênio, fósforo e potássio que seu limoeiro precisa, que, quando decompostos no solo, liberam seus nutrientes para melhorar sua fertilidade. O recomendado é que esta água esteja sem sal.
3 - Borra de café
Como vimos anteriormente, a borra de café é rica em nitrogênio e possui menor quantidade de fósforo e potássio, mas esses restos são suficientes para melhorar a nutrição do solo e a atividade orgânica do substrato.
Leia também: 7 árvores frutíferas que pegam facilmente no jardim ou quintal de casa
Priorize os resíduos ricos em nitrogênio e adicione-os corretamente
O uso de resíduos orgânicos de cozinha se tornou popular ultimamente, porém, os resultados nem sempre são vistos porque não é feito corretamente — na maioria das vezes, ele é simplesmente jogado na superfície do solo das plantas. Dessa forma, os resultados da fertilização provavelmente serão bastante reservados.
Para usar os resíduos orgânicos corretamente, recomenda-se compostá-los antes de adicioná-los ao solo ou substrato. Dessa forma você garante uma liberação eficiente e equilibrada de seus nutrientes, de acordo com um artigo da Wikibiology.
Certifique-se de que seu fertilizante seja rico em nitrogênio, pois é um dos nutrientes exigidos em maiores quantidades pelas frutas cítricas para aumentar o crescimento das folhas e melhorar a acidez, a qualidade e a espessura da casca da fruta.
Como fazer seu limoeiro dar frutos o ano todo?
Além de fornecer um bom fertilizante para seu limoeiro, paciência é fundamental. Leva tempo para vermos — literalmente — os frutos da nossa espera. Enquanto isso, podemos continuar cuidando de nossas árvores de limão com as seguintes dicas:
- Preste atenção à exposição solar: os limoeiros precisam de luz solar direta por pelo menos 6 a 8 horas por dia para realizar a fotossíntese adequadamente, pois isso influência seu crescimento e produção de frutos durante todo o ano;
- Escolha um local adequado para o plantio: locais ensolarados, como pátios, terraços ou jardins voltados para o sul, geralmente são ideais. Recomenda-se evitar áreas com correntes de ar frias ou sombra excessiva;
- Escolha o vaso certo: ao plantar seu limoeiro em um vaso, é importante escolher um recipiente adequado que permita boa drenagem e circulação de ar para as raízes. Deve ter aproximadamente 30 litros de capacidade para garantir que a planta tenha espaço suficiente para crescer;
- O substrato deve ser arejado: é importante que ele tenha uma boa capacidade de retenção de umidade sem ficar encharcado. Também deve ser bem arejado, facilitando o fluxo de oxigênio para as raízes;
- Poda recorrente: a melhor época para podar é no final do inverno, pouco antes da planta começar seu ciclo de crescimento na primavera. Ao podar seu limoeiro, você deve remover galhos mortos ou doentes para evitar doenças.
Leia também: Como fazer água de limão com cascas? O que fazer para que não fique amarga