É nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), clínica multidisciplinar de saúde. É formada pela Universid...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
É difícil resistir às receitas deliciosas, que vão de massas e sobremesas, nas festas de fim de ano. Segundo Karinee Abrahim, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, para lidar com a situação usufruindo de um jantar delicioso sem deixar a alimentação saudável de lado, basta substituir alguns ingredientes simples. Confira!
Leia também: Quais alimentos podem ser congelados sem perder nutrientes?
Substituições saudáveis para receitas de fim de ano
1 - Farinha de trigo integral ou alternativas sem glúten
Trocar parte ou toda a farinha de trigo por farinha de trigo integral é uma maneira de aumentar a quantidade de fibras e nutrientes nas receitas de fim de ano. Se for necessário evitar o glúten, existem outras alternativas, como farinha de amêndoa, farinha de coco ou farinha de aveia.
2 - Açúcar natural
Substituir o açúcar refinado por opções mais saudáveis, como açúcar de coco, mel, xarope de agave ou tâmaras, não apenas reduz a quantidade de açúcar, mas também acrescenta nutrientes à receita.
3 - Óleos mais saudáveis
Substituir os óleos por opções mais benéficas, como óleo de coco e azeite de oliva, é ótimo para adicionar gorduras mais saudáveis e mais nutritivas às receitas.
Leia também: Farinha de coco: benefícios do doce que ajuda a emagrecer
4 - Sal marinho ou ervas e especiarias
“Reduzir a quantidade de sal refinado e substituí-lo por sal marinho ou utilizar ervas frescas, especiarias e temperos naturais, pode adicionar sabor sem excesso de sódio”, orienta a nutricionista.
5 - Frutas e legumes
Integrar legumes e frutas frescas ou desidratadas nas receitas é uma maneira eficaz de ampliar a presença de vitaminas, minerais e fibras nas refeições de fim de ano.
6 - Snacks saudáveis
Ter opções de petiscos mais saudáveis para beliscar, como vegetais crus com molhos, frutas frescas, castanhas ou sementes torradas, é uma forma de escolher lanches mais nutritivos em vez dos industrializados.
O que fazer em caso de excessos nas refeições de fim de ano?
Karinee Abrahim explica que, ao comer em excesso durante as festas de fim de ano, é fundamental restabelecer a hidratação do corpo, visto que a ingestão de água ajuda a eliminar toxinas e a reequilibrar o organismo.
“É preciso, também, priorizar alimentos naturais e integrais, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para o corpo. Evitar o consumo de açúcar e alimentos processados também é importante”.
Saiba mais: 7 alimentos que diminuem a ansiedade