Nutricionista pela UERJ, sou Antropometrista ISAK L1, pós-graduada em Fitoterapia pela UNIFATEC, com Capacitação em Tran...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A prática de lavar os alimentos é fundamental para garantir que a comida seja consumida de forma segura e saudável. A lavagem remove sujeira, pesticidas e germes que podem causar problemas de saúde.
De acordo com Tatiane Schallitz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, manter o hábito simples de higienização garante que os alimentos estejam em condições ideais para o consumo humano e contribui diretamente na prevenção de doenças, como intoxicação alimentar.
Leia também: Devemos lavar o frango? Nutricionista responde!
Podemos lavar alimentos com água sanitária?
Sim, podemos lavar alimentos, como frutas, verduras e legumes, usando água sanitária. Tatiane explica que a eficácia do produto em relação à higienização dos alimentos se dá pelas suas propriedades antimicrobianas que, em concentrações apropriadas, são capazes de eliminar patógenos como bactérias, vírus e fungos.
“O cloro, presente na água sanitária tem a capacidade de desorganizar as estruturas celulares desses micro-organismos, inibindo seu crescimento e propagação. Isso faz dela uma ferramenta valiosa na redução do risco de doenças transmitidas por alimentos”.
A nutricionista, porém, salienta que antes de fazer uso de água sanitária para higienizar alimentos, é fundamental examinar o rótulo para assegurar a eficácia da desinfecção. Para isso, basta checar a concentração de hipoclorito de sódio, que deve estar na faixa de 5% a 6%, e ver se a embalagem indica explicitamente a possibilidade do uso do produto em alimentos.
Como usar água sanitária em alimentos?
Com base nas instruções do Ministério da Saúde, para lavar os alimentos com água sanitária de forma segura, basta seguir o passo a passo:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de água sanitária
- 1 litro de água
Modo de preparo
Dilua as duas colheres de água sanitária em um litro de água potável. Coloque a solução em um utensílio grande e deixe os alimentos de molho por cerca de 15 minutos. Em seguida, enxágue-os com água filtrada. É importante ressaltar que a água sanitária utilizada deve ser sem alvejante e sem perfume.
Referências
Ministério da saúde
SEAG - Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo