raduado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Aftas, inchaço na boca, febre e dor. Esses são alguns dos sintomas da estomatite. A condição provoca inflamação da mucosa oral e é causada por diversos fatores, como lesões ou traumas na boca, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
“A estomatite pode ser causada pelo vírus da herpes simples tipo 1 ou pelo vírus Coxsackie, que causa a doença mão-pé-boca”, explica Ullyanov Toscano, médico-cirurgião de cabeça e pescoço.
“O surgimento da condição está relacionado à infecção, à reação alérgica ou a alimentos e substâncias químicas irritantes. Também pode estar associado à imunidade baixa ou ao uso de aparelho odontológico”, completa.
Os sintomas da estomatite costumam durar de cinco a dez dias, a depender da causa e se o tratamento foi realizado corretamente. Entenda, a seguir, mais sobre o que é estomatite, seus sintomas e como tratá-la.
Principais sintomas de estomatite
Os sintomas de estomatite podem variar de acordo com o tipo: aftosa ou herpética. “A aftose surge quando o sistema imunológico está enfraquecido; já a herpética se caracteriza pelo surgimento de manchas vermelhas na boca e na garganta”, esclarece Ullyanov.
Os sintomas da estomatite aftosa incluem:
Já a estomatite herpética é caracterizada por:
- Sangramento na gengiva
- Manchas vermelhas na boca e na garganta
- Salivação em excesso
- Dor para engolir
- Febre
- Mau hálito
- Mal-estar
Tratamento de estomatite e como acelerar a recuperação
O tratamento da estomatite é feito através do uso de medicamentos de uso tópico, como pomadas com corticosteroides. “Elas têm o objetivo de eliminar os sintomas de modo que a pessoa consiga se alimentar e falar sem sentir dor ou desconforto”, explica Ullyanov. Também podem ser usados anestésicos para o alívio temporário da dor.
Algumas dicas são interessantes para acelerar o processo de recuperação, como:
- Evitar bebidas e alimentos quentes
- Evitar alimentos salgados, condimentados e à base de citrinos
- Fazer gargarejos com água fria caso haja queimadura na boca
- Beber bastante água
- Fazer bochechos com água salgada