Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (UNICAMP), é especializado em ...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Estomatite?
A estomatite é uma condição que provoca a inflamação da mucosa oral, gerando sintomas como lesões na boca parecidas com aftas, inchaço, febre e dor. O problema pode ser provocado por diferentes fatores, como lesões ou traumas na boca, tabagismo ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Estomatite é contagiosa?
O contágio da estomatite depende da causa do problema. A estomatite viral é contagiosa, por exemplo, especialmente se provocada pelo vírus do herpes simples. Nesses casos, a condição é transmitida através de gotículas de saliva ou contato direto com a pessoa infectada, seja ela assintomática ou sintomática.
Causas
A estomatite, na maioria dos casos, é causada pelo vírus da herpes simples (HSV-1). Menos comumente, os vírus da família Coxsackie também podem causar o problema. Ambos se aproveitam de momentos de baixa imunidade, provocados por uma gripe, por exemplo, para entrar em ação.
Além disso, outras infecções virais, bacterianas e fúngicas também podem causar estomatite:
- Lesões ou traumas na boca
- Tabagismo
- Consumo exacerbado de bebidas alcoólicas
- Passar por sessões de quimioterapia e radioterapia, procedimentos comuns no tratamento da maioria dos tipos de câncer
- Doenças que afetam a imunidade, como lúpus, doença de Crohn e Aids
- Uso de aparelhos dentários (ortodônticos ou próteses)
- Cáries dentárias
- Gengivite
- Úlceras orais.
Estomatite infantil
A estomatite é mais comum em crianças do que em adultos, além de ocorrer com mais facilidade durante as estações frias do ano (outono e inverno). Isso acontece porque é durante o frio em que ocorre a maioria dos casos de gripes e resfriados, que tornam o sistema imunológico mais vulnerável.
O problema pode ocorrer, principalmente, a partir do sexto mês de vida — quando o bebê costuma parar de receber anticorpos da mãe pelo leite materno. A maior incidência de estomatite se concentra entre os dois e os cinco anos, período em que as crianças normalmente já vão à escola e vivem em contato próximo com os colegas.
Sintomas
Sintomas de estomatite
Os principais sintomas de estomatite incluem:
- Vermelhidão na região da gengiva
- Surgimento de pequenas erupções arredondadas
- Surgimento de bolhas que mais tarde se rompem e dão origem a úlceras orais
- Febre alta
- Dor na boca
- Irritabilidade (principalmente em crianças)
- Falta de apetite
- Dificuldade para comer
- Dor de cabeça
A crise dos sintomas costuma durar por aproximadamente duas semanas, sendo a primeira sempre a mais difícil, já que é quando a boca está mais sensível do que nunca e há presença de dor nas lesões.
Diagnóstico
O diagnóstico de estomatite é feito a partir de uma avaliação física, no qual será examinada a boca e os principais sintomas. Também é solicitado o histórico clínico. Se preciso, podem ser solicitados exames laboratoriais adicionais para verificar se um determinado vírus ou bactéria está por trás da causa ou, ainda, para excluir outras possíveis condições.
Tratamento
Tratamento de estomatite
O tratamento para estomatite depende muito da causa. Em caso de infecções virais, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos (para reduzir a irritação dentro da boca) e analgésicos tópicos que podem ser aplicados na boca e que ajudam a amenizar a dor.
Corticosteroides também podem ser indicados para reduzir a inflamação causada pela estomatite. Em caso de infecções bacterianas, o médico poderá prescrever antibióticos.
Referências
Ministério da Saúde
Manual MSD