Dentista especialista em Odontopediatria, habilitada em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso habilitada em Laserterapia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A afta é uma pequena lesão dolorosa que pode acometer a parede interna das bochechas, a gengiva, o céu da boca, a língua e, em alguns casos, a garganta, podendo causar incômodo para realizar tarefas simples, como falar e se alimentar.
A causa exata das aftas ainda não foi totalmente esclarecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento. Confira oito fatores que podem causar a afta na boca.
1. Estresse
Questões psicológicas, como estresse e ansiedade, podem afetar a imunidade, como explica a dentista Ilana Marques. “O estresse emocional pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a infecções, incluindo aquelas que levam ao desenvolvimento de aftas”.
Saiba mais: Remédio para afta: quais são e se opções caseira funcionam
2. Consumo de alimentos picantes ou ácidos
Alimentos picantes, cítricos, condimentados ou ácidos, como pimenta, ketchup, laranja e limão, podem irritar a mucosa do estômago e favorecer o desenvolvimento das aftas na boca.
3. Deficiência nutricional
Segundo a especialista, a deficiência de nutrientes, como ácido fólico, vitamina B12, ferro e zinco, pode desencadear o surgimento das aftas. Isso porque a falta dessas vitaminas prejudica a proteção dos tecidos da boca e também provoca a degeneração das células da mucosa.
4. Escovação inadequada
Escovar os dentes de forma agressiva, com muita força ou com uma escova de dentes de cerdas muito duras pode provocar lesões na boca e levar ao desenvolvimento da afta.
5. Uso de aparelhos odontológicos
O uso do aparelho odontológico fixo pode causar lesões na mucosa que favorecem o surgimento das aftas.
6. Consumo excessivo de álcool
O consumo excessivo de álcool, assim como o tabagismo, provoca a irritação da mucosa bucal, principalmente em pacientes mais sensíveis, levando ao desenvolvimento da afta.
Saiba mais: Manchas brancas na boca: 6 causas e o que fazer
7. Doenças autoimunes
Algumas condições autoimunes, como a doença celíaca, doença de Behçet e AIDS podem levar ao surgimento de aftas na boca. O uso de medicamentos anti-inflamatórios também pode ocasionar as lesões na mucosa.
8. Ciclo menstrual
“Algumas mulheres podem experimentar aftas durante certos períodos do ciclo menstrual, indicando uma possível influência hormonal”, destaca a especialista. É possível também que as aftas se manifestem durante mudanças hormonais recorrentes em mulheres, como menopausa ou gravidez.