Nutrionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição materno infantil pelo Instituto da Cr...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O cranberry é uma fruta com sabor ácido que é muito utilizado na culinária e para fazer sucos. Além disso, por possuir componentes com propriedades antioxidantes, é um grande aliado à saúde. Muito se fala, por exemplo, sobre seu benefício para a prevenção de infecção urinária. Mas será que isso é verdade?
Entenda, a seguir, como acontece essa relação entre cranberry e infecção urinária e como esse fruto, aliado a uma alimentação saudável, pode trazer benefícios para a saúde no geral. Confira!
Afinal, cranberry pode prevenir a infecção urinária?
O cranberry é composto por proantocianidina, uma substância com propriedade antiaderente à Escherichia coli, a bactéria causadora da infecção urinária. Mas o que isso quer dizer na prática?
“Essa substância interfere na aderência da E. coli às células que revestem o trato urinário, aumentando a probabilidade da bactéria ser eliminada durante a micção, prevenindo, assim, a colonização bacteriana”, explica Ariane Braz A. C. Brasil, nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Ou seja, existe, sim, uma relação entre o cranberry e infecção urinária. Alguns estudos já tentaram investigar se o fruto pode, de fato, prevenir a doença, principalmente em mulheres com histórico de recorrência.
O que dizem os estudos?
Um trabalho publicado na Clinical Infection Diseases, por exemplo, mostrou que o suco de cranberry pode ser benéfico para a prevenção de infecção urinária em mulheres sexualmente ativas que já tiveram um episódio anterior da doença.
Estudos mais recentes, como a revisão sistemática publicada no periódico Molecules, reforçam essa evidência. Inclusive, o trabalho cita que o cranberry pode ajudar a aliviar os sintomas da infecção, a depender de cada caso. Uma outra publicação, feita na The Journal of Nutrition, também sugere que a fruta pode ser eficaz na prevenção de infecções recorrentes em mulheres saudáveis.
No entanto, vale ressaltar que outros estudos são necessários para entender, com mais profundidade, por que isso acontece e como o cranberry pode ser utilizado na profilaxia da doença. Além disso, o consumo da fruta não substitui medidas preventivas (como a higienização adequada da região íntima) e o tratamento médico adequado.
Quais os outros benefícios do cranberry?
As propriedades do cranberry não se limitam apenas à prevenção da infecção urinária. O fruto é rico em vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de outras doenças e infecções também.
Além disso, por conter altos níveis de polifenóis em sua composição, os benefícios do cranberry podem ser observados na prevenção de doenças cardiovasculares e gastrointestinais. “Ele tem sido utilizado como cardioprotetor, anticarcinogênico e na prevenção de úlceras estomacais”, elenca Ariane.
Para somar, a fruta é rica em fibras, o que é importante para o bom funcionamento do intestino e para evitar a prisão de ventre. Vale lembrar de associar seu consumo a um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
Como consumir cranberry e obter seus benefícios?
O cranberry pode ser consumido de diversas formas, como fruta fresca, em calda, suco e fruta seca. Também é possível encontrar cranberry em cápsulas. Entre as contraindicações para o consumo da fruta, estão:
- Crianças, gestantes e lactantes: não há estudos sobre a segurança do consumo
- Alérgicos ao ácido salicílico: a fruta é rica nesse composto
- Pessoas com cálculo renal: o cranberry é rico em oxalato, um dos componentes que formam as pedras no rim junto com o cálcio. A ingestão máxima recomendada do suco, nesse caso, deve ser estabelecida por um profissional de saúde.
Referências:
RAZ, R.; CHAZAN, B.; DAN, M. Cranberry Juice and Urinary Tract Infection. Clinical Infectious Diseases, v. 38, ed. 10, p. 1413–1419, 15 maio 2004. Disponível em: https://academic.oup.com/cid/article/38/10/1413/345228?login=false. Acesso em: 12 jan. 2024.
DE LLANO, MDolores González; MORENO-ARRIBAS, M. Victoria; BARTOLOMÉ, Begoña. Cranberry Polyphenols and Prevention against Urinary Tract Infections: Relevant Considerations. Molecules, v. 25, ed. 15, 1 ago. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32752183/. Acesso em: 12 jan. 2024.
FU, Zhuxuan; LISKA, DeAnn; TALAN, David; CHUNG, Mei. Cranberry Reduces the Risk of Urinary Tract Infection Recurrence in Otherwise Healthy Women: A Systematic Review and Meta-Analysis. Journal of Nutrition, [s. l.], v. 147, ed. 12, p. 2282-2288, Dez 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29046404/. Acesso em: 12 jan. 2024.
REED, Jess. Cranberry flavonoids, atherosclerosis and cardiovascular health. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, v. 42, p. 301-16, 2002. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12058989/. Acesso em: 12 jan. 2024.