Dentista especialista em Odontopediatria, habilitada em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso habilitada em Laserterapia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Não é difícil encontrar alguém que já notou pequenas manchas brancas nos dentes. O sintoma pode parecer inofensivo e, na maior parte das vezes, é ignorado. No entanto, a mancha pode ser a primeira manifestação dos 5 estágios da cárie.
A cárie é uma doença bucal provocada pela desmineralização do esmalte devido aos ácidos que bactérias bucais produzem. Conheça quais são os 5 estágios da cárie e os sinais de cada etapa!
Quais são os 5 estágios da cárie?
Estágio 1: Mancha branca
De acordo com a dentista Ilana Marques, no primeiro estágio da cárie ocorre a desmineralização, ou seja, os minerais do dente começam a se perder devido a ação ácida das bactérias localizadas na placa dentária. Nessa etapa, pequenas manchas brancas começam a surgir nos dentes afetados.
Estágio 2: Mancha marrom
Com o avanço da desmineralização, a cárie atinge um estágio mais avançado, onde pode ocorrer a formação de uma cavidade superficial ou mancha marrom no esmalte do dente. Nessa fase, a infecção ainda não é profunda.
Saiba mais: Dentes com formatos anormais: tratamentos e causas
Estágio 3: Cárie na dentina
Nessa etapa, a cárie atinge a dentina, parte mais profunda do dente, localizada entre o esmalte e a polpa dentária. Conforme explicação da especialista, sintomas como sensibilidade dental e dor de dente podem se manifestar.
Estágio 4: Invasão da polpa dentária
Com a progressão da cárie, a condição pode atingir a polpa dental. O local é considerado o núcleo do dente, sendo constituído de tecidos, células nervosas e vasos sanguíneos. Devido ao avanço da infecção, a dor nesse estágio é intensa.
Estágio 5: Abscesso dentário
Se não for tratada, a cárie atinge o seu estágio mais avançado e doloroso, onde a infecção pode se espalhar para os tecidos e desenvolver o abscesso dentário. No quadro pode ocorrer acúmulo de pus, inchaço da gengiva e língua, dor intensa e risco de complicações sistêmicas.
Saiba mais: Tipos de cárie: conheça os mais comuns e como prevenir
Quando buscar ajuda médica?
A dentista orienta que o paciente busque orientação médica ao notar o desenvolvimento de manchas nos dentes para evitar maiores complicações. “O profissional poderá determinar a causa das manchas e recomendar medidas preventivas ou tratamentos necessários para evitar a progressão para estágios mais avançados da cárie dentária”, recomenda.