Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Formada em Psicologia Clínica Hospitalar com ba...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iSente aversão ou um medo irracional de padrões irregulares espalhados pelo seu corpo? Você pode ter tripofobia na pele. Este distúrbio pode causar profundo mal estar e sofrimento psíquico.
No caso da tripofobia na pele humana, o problema pode provocar sérias mudanças de comportamento que podem impactar negativamente o dia a dia da pessoa afetada.
Entenda a tripofobia
A tripofobia nada mais é que uma condição relacionada ao medo irracional e uma intensa aversão a buracos e padrões irregulares. Alguns gatilhos comuns para muitas pessoas com este distúrbio são: favos de mel, o aspecto de carnes como o bucho de boi, e até mesmo frutas, como o morango.
A mera visão, mesmo que em foto ou vídeo, de qualquer objeto, fruto ou doenças que tenham muitos buracos ou padrões irregulares é o suficiente para causar profundo desconforto na pessoa com tripofobia.
O que é a tripofobia na pele?
“Quando alguém menciona sentir "tripofobia na pele", está se referindo a uma reação emocional intensa a padrões visuais que se assemelham a buracos e irregularidades”, explica Ana Paula Ribeiro Hirakawa, psicóloga do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”.
Ou seja, nesse caso, os padrões encontrados no corpo humano desencadeiam as crises. “A presença de poros dilatados e manchas circulares na pele pode ser um verdadeiro gatilho para crises. Esses elementos visuais acionam a aversão associada aos padrões tripofóbicos, desencadeando uma resposta emocional intensa”, comenta.
O que causa tripofobia na pele
Segundo a psicóloga, esses são alguns exemplos do que pode causar tripofobia na pele:
Ana Paula explica que essas crises acontecem porque as pessoas com tripofobia interpretam esses elementos como algo ameaçador. “Isso é frequentemente influenciado por experiências emocionais passadas. Atualmente, situações de estresse e ansiedade podem desencadear esse sintoma”, afirma.
Saiba mais: Fobia social, o que é, sintomas e se tem cura
Como lidar com a tripofobia na pele
Uma vez que não é possível evitar olhar para o próprio corpo no dia a dia, tratar a tripofobia na pele é urgente para uma vida plena. “Além da psicoterapia, a avaliação médica de um psiquiatra é muito importante para lidar com a tripofobia”, recomenda a psicóloga.
Um tratamento comum nesses casos são as terapias de exposição controlada. “Abordagens como a dessensibilização gradual, onde você enfrenta esses estímulos aos poucos, podem ser úteis”, afirma.
A psicóloga ainda destaca que a falta de tratamento pode desencadear outros problemas como sintomas obsessivos, medo e ansiedade.
Como saber se tenho tripofobia?
Além da sensação de medo e desconforto, a tripofobia na pele causa sintomas físicos quase imediatos. Os principais são:
- Arrepio
- Tremor
- Formigamento
- Coceira
- Nojo
Em casos mais graves, essa condição também pode causar enjoo, aceleração cardíaca e até mesmo provocar o choro. Porém, apenas um profissional de saúde especializado é capaz de diagnosticar essa condição.