Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Residência médica em Dermatologia pela Santa C...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Cravos?
Os cravos, também chamados de comedões, são pequenos pontinhos pretos presentes na pele, principalmente no rosto, que surgem em decorrência do excesso de sebo ou de sujeira no folículo piloso. Eles são muito comuns e podem aparecer em pessoas de todas as idades, embora sejam mais frequentes durante a puberdade, adolescência e vida adulta.
Os cravos são assintomáticos e requerem alguns cuidados para evitar complicações — alguns deles podem virar acnes, que são visíveis e, ocasionalmente, podem causar dor e sensibilidade na região.
Qual a diferença entre cravos e espinhas?
Os cravos são sinais de uma doença de causa multifatorial chamada acne. Devido a influências hormonais, aumento da oleosidade da pele, colonização bacteriana e aumento da resposta inflamatória, estes sinais podem se formar na derme.
“Os cravos ou comedões são estruturas formadas devido ao espessamento focal da pele associado ao aumento da produção de óleo e corresponde ao primeiro grau da acne. Já as espinhas são lesões avermelhadas que geralmente possuem pus no centro e podem ter diferentes tamanhos”, explica o médico dermatologista Ademar Schultz.
Causas
Como se forma um cravo?
O processo de formação de um cravo começa dentro do folículo sebáceo, uma estrutura dentro da pele onde ficam a raiz dos pelos e as glândulas sebáceas, que produzem a gordura natural que protege a pele do ressecamento.
A abertura desse folículo é aquilo que nós chamamos de poro na pele — e, quando entope, a gordura se acumula no local. Quando o poro entupido é largo, a gordura armazenada tem maior contato com o ar e oxida, formando uma "tampinha" preta — o cravo aberto.
Poros mais largos, em que há gordura armazenada, levam à formação de um cravo que geralmente não evolui para uma acne depois. Já em poros mais estreitos, há menos contato da gordura com o ar, por isso não aparece o ponto preto criado pela oxidação.
Por outro lado, algumas bactérias se proliferam no local e passam a se alimentar da gordura armazenada. Esse tipo de cravo é o chamado ponto branco (ou cravo fechado), que pode levar ao desenvolvimento da espinha.
Buscando ajuda médica
Os cravos na pele são um dos problemas dermatológicos mais comuns que existem. Se você tem a pele oleosa e tem notado o surgimento de muitos cravos recentemente, procure um especialista para saber que tipo de medidas você pode tomar para tratar esse problema.
É importante lembrar que os cravos também podem surgir em pele seca. “Embora seja mais raro, como é uma doença multifatorial, a hiperoleosidade é apenas um item necessário e não substancial”, explica Ademar.
Os cravos, geralmente, são mais uma questão estética do que médica em si, pois não costumam causar complicações graves de saúde e tampouco indicam a ocorrência de um problema sério.
Tratamento
Tirar os cravos em casa é seguro?
É comum que muitas pessoas busquem por tratamentos caseiros na hora de cuidar da pele. Entretanto, tentar remover os cravos em casa, sem orientação médica, pode provocar uma série de complicações.
“Uma das principais consequências é a infecção bacteriana devido à não realização de uma limpeza adequada antes desta remoção. Além do mais, caso este cravo esteja colonizado por bactérias e inserido na região central facial, devido à comunicação com vasos do cérebro, podemos ter uma complicação denominada meningite, potencialmente fatal”, alerta o dermatologista Ademar Schultz.
Como tirar os cravos da pele?
Após a análise de um dermatologista, que levará em consideração o tipo de pele e as características do paciente, serão recomendados tratamentos com produtos que mais se encaixem no perfil de cada um. Algumas das técnicas utilizadas incluem:
- Uso de sabonetes específicos para pele oleosa: esses produtos normalmente estão associados a retinoides tópicos, como o ácido retinoico e o adapaleno
- Sessões periódicas de limpeza de pele para remoção mecânica: a limpeza de pele é um procedimento estético, realizado em consultórios ou clínicas de estética, que tem como objetivo remover cravos e impurezas da pele
A limpeza de pele é indicada especialmente para a remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos). Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.
Saiba mais: Aparelhos removedores de cravos funcionam? Especialista explica riscos
Convivendo (Prognóstico)
Como prevenir o surgimento dos cravos?
A remoção dos cravos não é um tratamento definitivo. Ou seja, há sempre a possibilidade deles aparecerem novamente em diferentes locais do corpo. Dessa forma, é importante tomar algumas medidas preventivas que ajudam no cuidado com a pele:
- Lave a pele suavemente e sem exagero: ainda que ajude a remover impurezas como o pó e a oleosidade dos poros, lavar o rosto em excesso pode levar à secura e irritação, ocasionando mais erupções. É aconselhável que você evite esfregar a pele do seu rosto, pois isso pode irritar a pele. Como regra geral, lave o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro e exercícios na água em um movimento circular e enxugue quando você está feito
- Evite tocar sua pele: espremer um cravo pode aparentar que tenha desaparecido temporariamente, no entanto, removê-lo pode fazê-lo ficar por mais tempo. Quando você aperta e tenta extrair um cravo, pode estar empurrando ainda mais profundamente as bactérias para dentro da pele, causando inchaço e irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons
- Faça a barba com cuidado: se você usa lâmina, certifique-se de que é afiada e não está enferrujada. Lave o rosto com água e sabão antes de colocar o creme de barbear, isso vai ajudar a amaciar a barba. Raspe suavemente e somente quando necessário
- Evite ficar no sol: muitas medicações para cravos podem causar queimaduras em algumas pessoas. Estar ao sol por muito tempo pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele. Embora um bronzeado possa, temporariamente, mascarar os cravos, o sol pode causar ressecamento e irritação da pele resultando em sucessivos surtos de cravos e acnes no futuro
- Lave o cabelo regularmente: se você tem cabelos oleosos, é importante manter uma rotina organizada de lavagens
Saiba mais: Cravos e espinhas: 5 cuidados essenciais para preveni-los
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia