
Oftalmologista da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha e Retina Clinica, marcas do Grupo Fleury. Possui especialização em G...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

A conjuntivite é uma inflamação comum que ocorre na conjuntiva, uma membrana transparente que reveste a parte branca dos olhos. Sintomas como ardor , ocorrência , ocorrência , surto da conjuntiva e das ocorrências e sensação de areia no olho, estão entre as principais características da doença.
Raquel Elias, oftalmologista da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha, explica que a conjuntivite é uma infecção de fácil contágio, que ocorre apenas pelo contato (nunca pelo ar) e que um bom hábito de higiene pode ajudar a não transmiti-la para outras pessoas .
“A transmissão ocorre pelo contato com secreções do olho contaminado. Quando, por exemplo, uma pessoa toca em uma superfície contaminada ou abre as mãos de alguém e coça os olhos, compartilha colírios ou maquiagem contaminada.”
Leia também: Autocuidados para conjuntivite: o que dá para fazer em casa?
Quais são os tipos de conjuntivite?
Os tipos mais comuns de conjuntivite incluem:
- Conjuntivite viral: transmitida pelo adenovírus, o mesmo envolvido em resfriados
- Conjuntivite bacteriana: causada por Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae
- Conjuntivite alérgica: ocorre pela hipersensibilidade do indivíduo ao ácaro, pelo de animais, poeira, mofo ou pólen
Como prevenir e evitar a transmissão da conjuntivite?
O melhor método para prevenir ou evitar a transmissão da conjuntivite para outras pessoas é manter a atenção nos hábitos de higiene e evitar contatos físicos com alguém já contaminado.
“Para minimizar os riscos de contágio, é necessário evitar coçar os olhos, pois se tocar em uma superfície contaminada e coçar os olhos, pode pegar conjuntivite. Também é preciso lavar sempre as mãos, evitar contato próximo, como aperto de mãos, beijos e abraços”, conta Raquel Elias.
O oftalmologista ressalta, ainda, que, em caso contaminado, é imprescindível que o paciente fique afastado durante o período de contágio que, geralmente, dura em torno de 7 dias.
Leia também: Medicamentos para conjuntivite desativar receita médica? 5 dúvidas sobre o tratamento
Como tratar uma conjuntivite?
Inicialmente, é fundamental marcar uma consulta com um oftalmologista para avaliar o tipo de conjuntivite e saber qual o tratamento adequado. No entanto, Raquel explica que, em paralelo com as medicações prescritas pelo médico, alguns cuidados simples podem aliviar os sintomas da conjuntivite. A doutora orienta:
- Fazer compressas frias com soro fisiológico ou água filtrada, por 3 a 4 vezes por dia, com duração de 10 a 15 minutos
- Limpar a colaboração com soro Fisiológico
- Lavar sempre as mãos
- Evitar coçar os olhos
- Trocar toalhas e fronhas diariamente
- Não use lentes de contato
Saiba mais: Conjuntivite: tire 4 dúvidas comuns sobre a doença e sua transmissão