Profissional da educação física. Diretor técnico da BHouse Cross Training Maringá
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO crucifixo é um exercício muito usado na musculação para o treinamento específico dos músculos da região peitoral. Ele é reconhecido por ativar toda a área do peito, proporcionando um visual mais volumoso e alargado do tronco.
Existem diversas variações do crucifixo, inclusive as feitas com diferentes inclinações do banco. O crucifixo inclinado entra nesse contexto, sendo diferente em alguns aspectos com relação ao crucifixo reto e o crucifixo declinado.
Vamos falar sobre o crucifixo inclinado a seguir, além de explicar as diferenças dele para as outras variações. Continue lendo!
Crucifixo inclinado, para que serve?
O foco do supino inclinado é a parte superior do peitoral, ativando menos a região inferior. É diferente do crucifixo reto, por exemplo, que ativa e forma mais igual todo o peitoral, principalmente o peitoral maior.
“O crucifixo reto visa principalmente o desenvolvimento do peitoral maior, embora também recrute outros músculos secundários para auxiliar na estabilização e execução do movimento”, explica Antônio Galego, diretor técnico da BHouse Cross Training Maringá.
Assim, o crucifixo inclinado pode ser usado como uma variação do crucifixo reto, principalmente para quem deseja dar um foco especial da parte superior, aquela que dá maior volume ao peitoral.
Leia mais: Supino inclinado: veja 4 formas de fazer
Crucifixo inclinado ou crucifixo declinado?
A proposta do crucifixo inclinado e do crucifixo declinado é oposta. Enquanto no inclinado a parte superior é mais trabalhada, no declinado é a parte inferior que é mais ativada. A diferença na execução fica por conta do banco:
- Crucifixo inclinado: o banco fica em uma inclinação aproximada de 30°, com a cabeça na posição mais superior, com pés apoiados no chão
- Crucifixo declinado: o banco fica em uma posição oposta, ou seja, declinada, com a cabeça na parte inferior e pernas elevadas, presas no suporte
- Crucifixo reto: o banco fica totalmente reto e os pés ficam apoiados no chão
Agora que você já conhece os tipos de crucifixo, vamos falar sobre como fazer crucifixo inclinado!
Leia mais: Agachamento sumô: como fazer e para que serve
Como fazer crucifixo inclinado?
Para começar, ajuste o banco para a posição inclinada em aproximadamente 30° com relação ao solo. Selecione dois halteres e segure cada um em uma mão. Deite-se no banco com os pés apoiados firmes no chão e eleve os halteres com braços estendidos acima do peito. Então, faça o movimento de abrir os braços até que fiquem alinhados ao corpo (como um crucifixo) e retorne, comprimindo os músculos peitorais até quase encostar os halteres.
Além dos halteres, o crucifixo inclinado pode ser realizado também em máquinas específicas nas academias ou então nas polias (cabos). Nesse segundo caso, basta posicionar o banco próximo às polias e realizar o movimento como descrito acima.
Leia mais: Levantamento terra sumô: qual a diferença para o tradicional?
“Essa execução do exercício na polia é similar ao feito com halter, sendo diferenciado apenas pela tensão que o cabo traz, fazendo com que a fadiga muscular chegue de forma mais rápida”, explica o treinador.
Lembre-se de sempre buscar orientação profissional ao realizar um novo exercício e use sempre o peso adequado às suas capacidades.