Dra. Karen Rodrigues é Cirurgiã-Dentista franqueada da OdontoCompany. Possui graduação em odontologia pela FMU - Faculd...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A higiene bucal e o uso de medicamento para candidíase oral são as principais formas de tratamento da doença. Conhecida popularmente como sapinho, a condição é causada pelo acúmulo do fungo Candida albicans na boca, provocando o desenvolvimento de placas brancas na mucosa, aftas e mau hálito.
“Se não for tratada o quadro pode ficar muito grave pois pode afetar pulmões, fígado e aparelho digestivo. Se essa infecção chegar no intestino, pode acarretar desnutrição, o que deixa a pessoa mais fraca”, explica a dentista Karen Rodrigues Alves, da OdontoCompany. Saiba quais são os melhores medicamentos para candidíase oral para combater a infecção!
Medicamentos para candidíase oral
Segundo a especialista, os medicamentos para candidíase oral possuem ação antifúngica e podem ser encontrados em apresentações tópica, gel ou enxaguante bucal. Os mais utilizados são:
1. Nistatina
A Nistatina é um antifúngico bastante eficaz no combate à Candida albicans, utilizado também para tratar outras formas de candidíase. Como medicamento para candidíase oral, normalmente ele é encontrado como enxaguante bucal, onde o paciente deve bochechar o líquido por alguns minutos antes de engoli-lo. O tempo de uso varia de 7 a 14 dias.
2. Miconazol
O Miconazol é um dos medicamentos para candidíase oral que pode ser encontrado na apresentação em gel. Deve ser aplicado na mucosa com o auxílio de uma haste flexível ou gaze, evitando engolir o medicamento logo após a aplicação.
Saiba mais: 6 tipos de candidíase e como tratar
3. Fluconazol
O Fluconazol é um antifúngico oral de dose única utilizado para o tratamento da candidíase oral. Normalmente, os medicamentos orais são prescritos quando o paciente não apresenta melhora, mesmo com a aplicação ou uso dos antifúngicos tópicos.
4. Voriconazol
O Voriconazol é um medicamento utilizado para o tratamento de diversos tipos de fungos, entre eles a Candida albicans. É prescrito em quadros mais graves de candidíase oral, que já evoluem para uma candidíase esofágica.
Quando buscar ajuda médica?
Ao notar o surgimento de placas ou manchas brancas na língua ou parte interior das bochechas, aftas, dor e ardência na boca, busque a avaliação clínica de um dentista. Até a consulta, Karen Rodrigues orienta que o paciente:
- Evite consumir alimentos ricos em açúcar
- Consuma alimentos macios e frescos
- Evite consumir alimentos quentes
- Beba água regularmente
Saiba mais: Como se pega candidíase? Confira os principais meios e cuidados
“As mamães que amamentam também devem ter atenção, já que a candidíase pode ser transmitida pela amamentação”, destaca.
Referências
ANVISA. Nistatina - suspensão 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/6189?nomeProduto=Nistatina>. Acesso em 22 fev 2024
ANVISA. Nitrato de Miconazol - creme dermatológico. 2019. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/445338?nomeProduto=NITRATO-DE-MICONAZOL>. Acesso em 22 fev 2024
ANVISA. FLUCONAZOL - cápsulas 2017. <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/385933?nomeProduto=FLUCONAZOL> Acesso em 22 fev 2024
ANVISA. VORICONAZOL - comprimido revestido. 2015. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=VORICONAZOL>. Acesso em 22 fev 2024