Graduado em Medicina (1972) pela Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP – instituição federal, onde fez residência em C...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é Sapinho?
Sapinho é o nome popular que se dá à candidíase oral ou monilíase oral, que nada mais é do que uma infecção na região da boca.
De acordo com o infectologista Paulo Olzon, especialista da Unifesp, esta infecção é muito comum em crianças em idade de berço, ou seja, com menos de um ano de idade. Também pode acometer pessoas com doenças que causam baixa imunidade.
Causas
O sapinho é causado pelo fungo Candida albicans quando se acumula na boca. Uma forma de contágio comum em bebês é por meio do parto, quando a mãe tem candidíase vaginal e não tratou durante o pré-natal.
Sendo assim, os fungos são transmitidos ao bebê no momento em que ele passa pelo canal vaginal, durante o parto normal.
Além disso, a infecção também pode ocorrer em:
- Pessoas com deficiência imunológica
- Asmáticos que usam sprays de esteroide
- Pessoas que usam dentadura
- Pessoas com HIV positivo
- Pessoas com diabetes mellitus mal controlada
- Pessoas que passam por tratamento de quimioterapia ou radioterapia
- Pessoas com xerostomia (boca seca)
- Idosos
- Grávidas
- Após o uso recente de antibióticos
- Após o uso prolongado de corticosteróides.
Relação da chupeta com sapinho
Existe uma relação de sapinho com o uso de chupeta pela criança, por ser fonte de reinfecção. Isso porque, segundo a infectologista Elisa Miranda Aires, especialista da da DaVita Serviços Médicos, é possível contrair sapinho por meio da utilização de objetos mal lavados, como no caso de chupetas e bicos de mamadeiras.
Sintomas
Os principais sintomas de sapinho são:
- Placas esbranquiçadas dentro da boca (língua, parte interna da bochecha, gengiva e céu da boca)
- Dores ao engolir
- Mau hálito ou secura.
A pediatra Lílian Cristina Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que quando as manchas brancas são removidas é comum a mucosa abaixo apresentar vermelhidão intensa e até sangramento.
Diagnóstico
O diagnóstico de sapinho em bebês é feito pelo pediatra e em adultos pelo infectologista. Raramente é necessário colher material para análise laboratorial.
Portanto, o exame é físico e consiste no médico analisar a infecção na boca do paciente para prescrever o diagnóstico e tratamento.
Tratamento
O tratamento da candidíase oral em bebês é feita com higiene oral e uso de antifúngico tópico. A pomada indicada pelo médico deve ser colocada apenas na região afetada da boca.
Veja também: 6 pomadas para tratar a candidíase
Já para tratar a infecção em adultos, é indicado fazer bochechos e deglutição de nistatina quatro vezes por dia durante uma semana. De acordo com a infectologista Elisa Aires, se não houver melhora do quadro, o tratamento segue com antifúngico oral no período de sete a 14 dias, indicado pelo médico. Além de boa higiene bucal, é necessária a suspensão do cigarro, bebidas alcóolicas e alimentos açucarados.
Prevenção
"O aleitamento ao seio materno é fundamental para a criança ter uma flora intestinal equilibrada e manter o sistema imunológico competente, o que evita o surgimento desta doença", ressalta a pediatra Lílian.
É importante manter chupetas, mamadeiras e talheres dos bebês sempre higienizados. Além disso, não é recomendado usar antibióticos e medicamentos corticoides sem indicação médica.
Referências
- Paulo Olzon (CRM 19035/SP), médico clínico e infectologista, especialista da Unifesp
- Lílian Cristina Moreira (CRM 532920/RJ), médica pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria
- Elisa Miranda Aires (CRM 49760/SP), médica infectologista e especialista da DaVita Serviços Médicos.