Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995), residência médica no Hospital das Clíni...
iFormou-se em em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, aprofundou seus conhecimentos em beleza e autocuidado.
iAfinal, quanto tempo dura a candidíase feminina? Conversamos com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, que falou sobre a durabilidade da infecção e meios de tratamento.
O período de duração dos sintomas costuma ser curto após o início do tratamento. Mas se você continua com o corrimento vaginal branco e as coceiras que são clássicos da candidíase por várias vezes, pode se tratar de um problema mais complexo.
Quanto tempo dura a candidíase feminina?
Os sintomas da candidíase feminina normalmente começam a diminuir nos primeiros dias de tratamento. No entanto, eles podem levar até 14 dias, ou seja, duas semanas para desaparecerem por completo.
Porém, existem mulheres que podem voltar a ter mais episódios em um único ano. Quando o número chega a quatro ou mais infecções anuais, trata-se de um quadro chamado candidíase de repetição.
Saiba mais: Candidíase cutânea: sintomas e tratamento
Quais são as causas da candidíase de repetição?
Segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, isso pode acontecer por diferentes razões, sendo as mais comuns a formação de um biofilme composto por fungos e a resistência dos fungos aos tratamentos.
“No biofilme, a infecção é tão intensa que cria uma camada alta de fungos, que um tratamento qualquer não consegue destruir totalmente. Outra situação é a resistência cada vez maior do fungo aos antimicóticos e aos antibióticos. Eles conseguem sobreviver e recidivar, causando infecções recorrentes”, afirma.
Além disso, imunidade baixa, gravidez e até mesmo doenças crônicas como a diabetes são fatores que podem aumentar a chance de se ter vários quadros de candidíase.
“O aumento do teor de açúcar pela diabetes faz com que a vagina tenha um ambiente mais ácido e a altera a flora vaginal. O desequilíbrio entre os diversos componentes da flora vaginal acaba facilitando a proliferação do fungo”, explica o ginecologista.
Saiba mais: 6 opções de pomada para candidíase (e como usar)
Candidíase de repetição tem cura?
A candidíase de repetição pode ser curada. O primeiro passo do tratamento é fazer uma consulta com o ginecologista para identificar o que exatamente está causando a reincidência das infecções. Assim, o médico poderá estabelecer um plano de tratamento ideal para o seu caso.
De acordo com Alexandre Pupo, o tratamento da candidíase de repetição costuma incluir mudanças na higiene e na alimentação, incluindo alimentos probióticos como os iogurtes integrais, que favorecem o ambiente vaginal.
Além disso, é imprescindível o uso de medicamentos específicos por tempo determinado pelo médico. “O uso de medicações que matam ou destroem o fungo deve ser mantido por períodos mais prolongados de tempo, para que cubram todo o ciclo de proliferação”, afirma.