Adriana Stavro é nutricionista funcional e fitoterapeuta, especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pel...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO inhame é um tubérculo altamente nutritivo, pois contém uma variedade de vitaminas e minerais essenciais, como ácidos orgânicos, fenólicos, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina C, magnésio e potássio.
Também é rico em fibras alimentares, que ajudam na perda de peso e na saciedade, e em amido resistente, que evita o aumento dos níveis de açúcar no sangue e ainda promove melhor digestão. Além disso, o inhame pode ser consumido de diversas formas, entre elas, como um suco.
Saiba mais: Inhame: 10 receitas fáceis e extremamente saborosas
Suco de inhame funciona para dengue?
Mas, afinal, o suco de inhame é benéfico para dengue? Segundo a nutricionista Adriana Stavro, sim. Os nutrientes antioxidantes presentes no inhame, como a vitamina C, desempenham um papel importante no suporte ao sistema imunológico.
“Ele pode ser consumido como parte de uma dieta equilibrada e saudável na prevenção e no tratamento de dengue. Além disso, o inhame possui propriedades anti-inflamatórias, que também podem contribuir para a redução de dores corporais”, pontua a especialista.
Saiba mais: Antioxidantes reduzem o risco de câncer
Vale ressaltar que o suco não é capaz de tratar e curar a dengue. Ele serve apenas como reforço para o sistema imunológico.
O suco de inhame cru é tóxico para a saúde?
Sim, o inhame cru contém compostos tóxicos, especialmente quando ingerido em grandes quantidades.
“Ele naturalmente possui substâncias como oxalato de cálcio, que podem causar irritação na boca e na garganta, e em compostos cianogênicos, que liberam cianeto quando são digeridos”, pontua a especialista.
Além disso, o inhame também contém substâncias como inibidores de enzimas, taninos, glicosídeos cianogênicos e fitatos, que podem comprometer o funcionamento do organismo, especialmente os rins.
Portanto, para garantir a segurança alimentar, o inhame deve ser cozido antes de ser ingerido, pois o processo de cozimento ajuda a neutralizar essas substâncias tóxicas, tornando-o seguro para o consumo humano.
Saiba mais: Cozido ou cru: qual alimento é melhor para o nosso corpo?
Como preparar o suco de inhame?
Para preparar o suco de inhame você vai precisar de:
- 1 xícara de inhame descascado, lavado, cozido e cortado em cubos
- 500 ml de água (se preferir, também pode fazer com leite)
- ½ suco de limão
Para preparar, basta misturar tudo no liquidificador por, aproximadamente, três minutos. Está pronto!
Saiba mais: Requeijão de inhame: aprenda receita fácil e sem lactose