Profissional da educação física. Diretor técnico da BHouse Cross Training Maringá
Jornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA gordura localizada costuma ser o pesadelo de muita gente que busca por um corpo mais estético e aquela gordurinha que fica embaixo do bumbum, difícil de eliminar, é uma das que mais incomoda, não é mesmo?
Exercícios para queimar gordura do bumbum podem ser muito úteis nesse processo. Porém, vale dizer que nenhum exercício isoladamente é capaz de queimar a gordura localizada. O processo de queima de gordura acontece simultaneamente em todo o corpo quando se adota uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas.
Porém, certos exercícios, como agachamentos e suas variações, servem para fortalecer a musculatura local, o que, além de favorecer a queima de gordura, faz com que o bumbum ganhe uma aparência mais bonita.
Quer saber bons exercícios para queimar gordura do bumbum? Continue lendo!
Leia mais: Supino inclinado: para que serve e 4 variações
6 exercícios para queimar gordura do bumbum
Como pontuamos acima, nenhum exercício isoladamente queima gordura localizada no bumbum. Mas esses escolhidos abaixo podem dar uma turbinada no desenvolvimento muscular da região!
Antes de começar, porém, é recomendável buscar orientação de um profissional da educação física, que saberá montar um treino adequado para as suas necessidades. Além disso, consulte um nutricionista, já que a queima de gordura depende de uma alimentação equilibrada!
Agora confira 6 exercícios para queimar gordura do bumbum!
1. Agachamento
Os exercícios de agachamento são os mais completos quando o assunto é fortalecer os músculos desta região, já que trabalham a parte anterior e posterior da coxa, além dos glúteos. O agachamento tradicional pode ser feito com as duas pernas paralelas - imitando o movimento de sentar-se. Lembre-se que é importante deixar a coluna ereta durante todo o movimento, sendo que para iniciantes não é necessário passar da linha do joelho.
“O movimento de agachamento é um dos exercícios fundamentais na musculação, conhecido por seu potencial para desenvolver força, resistência e hipertrofia muscular”, fala”, fala Antonio Galego, diretor técnico da B.House Crosstraining Maringá.
Além do agachamento tradicional, existem diversos outros tipos de agachamento, como:
Segundo o treinador, um dos melhores para os iniciantes é o agachamento no smith, já que envolve o uso de uma barra fixa que desliza em trilhos verticais, proporcionando uma trajetória verticalizada e controlada. “Isso significa que o movimento é mais guiado e menos dependente da estabilização dos músculos estabilizadores, como acontece no agachamento livre”, ensina o professor.
2. Quatro apoios
Para fazer o exercício de quatro apoios você deve apoiar seus joelhos e cotovelos em um colchonete, sendo que os cotovelos devem estar alinhados com os ombros e os joelhos com os quadris. Levante uma das pernas, sem esticá-la, e faça movimentos de subida e descida. Lembrando que a força para levantar a perna deve vir dos quadris, e nunca da coluna, prevenindo lesões. Esse exercício trabalha os músculos posteriores da coxa e glúteos.
3. Elevação de quadril isométrica
O exercício trabalha o posterior de coxa e glúteos. Para realizar, mantenha-se na posição deitada com a barriga para cima e apoie as solas dos pés na bola com os joelhos flexionados. Faça uma elevação de quadril, que deverá ser mantida de forma isométrica por 30 segundos.
Leia mais: Levantamento terra sumô: qual a diferença para o tradicional?
4. Stiff unilateral
Com os braços à frente do corpo, tire uma perna do chão, elevando-a para trás do tronco, enquanto a outra permanece fixa no solo. Sempre mantendo o corpo equilibrado. Depois, desça em direção ao solo, flexionando o quadril e o joelho. Alterne as pernas. O movimento é poderoso para a região posterior das pernas.
5. Mesa flexora
O aparelho trabalha os músculos posteriores da coxa (isquiotibiais e gastrocnêmios) e é feito como corpo deitado no aparelho de bruços, elevando ambas as pernas simultaneamente em direção aos glúteos. É possível realizar o exercício sem a máquina específica, utilizando apenas caneleira. No entanto, a amplitude do movimento será menor.
6. Levantamento terra
O levantamento terra é um exercício comum na musculação, trabalhando o corpo de forma global. Os principais músculos trabalhados no levantamento terra são os da cadeia posterior, como das coxas, glúteo máximo e dorsais.
O levantamento terra com barra é uma das formas mais tradicionais de fazer o exercício. Para sua execução correta, comece com a barra no chão. Agache com os pés na largura dos ombros e com a coluna levemente inclinada à frente. Segure na barra com os braços pouco mais abertos que a largura dos ombros e levante a barra do solo, estendendo completamente os joelhos e ficando com a postura ereta (contraindo a lombar). A barra passará a ficar na altura das coxas. Retorne à posição inicial, agachando novamente e mantendo a postura até apoiar a barra com a carga no solo novamente. Repita o movimento.