É nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), clínica multidisciplinar de saúde. É formada pela Universid...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Afinal, qual é a melhor opção: tapioca ou cuscuz? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas — especialmente aquelas que desejam emagrecer. No entanto, de acordo com Karinee Abrahim, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, só existe uma resposta para essa pergunta: depende!
“A decisão entre consumir cuscuz de milho ou tapioca depende de vários fatores que incluem suas necessidades dietéticas, objetivos de saúde e preferências pessoais. Se você está buscando uma fonte de proteínas maior, o cuscuz de milho pode ser mais indicado. Além disso, se procura um alimento que contenha fibras para promover a saciedade, o cuscuz de milho pode ser vantajoso nesse aspecto”, explica a nutricionista.
Por outro lado, Karinee salienta que se o paciente busca por um alimento que proporcione energia rápida, especialmente antes ou após atividades físicas, a tapioca, que é fonte de carboidratos, pode ser uma escolha mais eficaz.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Quais as diferenças entre o cuscuz de milho e a tapioca?
Tapioca
- É uma fonte rápida de carboidratos e, consequentemente, é uma excelente opção para fornecer energia instantânea
- É naturalmente livre de glúten, sendo uma boa alternativa para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten
- Possui baixo teor de gordura e proteína, tornando uma ótima opção para aqueles que buscam uma opção de alimento com baixo teor de gordura e proteína
“Em média, 100g de tapioca contém aproximadamente 100 a 120 calorias, dependendo da marca e do processo de preparação. Um ponto negativo é que o alimento é pobre em fibras”, alerta a nutricionista.
Leia também: Coringa na cozinha: aprenda 15 receitas práticas e saudáveis com tapioca
Cuscuz de milho
- Se destaca por ter um alto teor de proteína, sendo uma boa opção de alimento para quem deseja ganhar massa muscular
- Possui uma quantidade moderada de fibras, contribuindo para a sensação de saciedade e para o bom funcionamento do sistema digestivo
“Assim como a tapioca, o cuscuz também é rico em carboidratos, especialmente amido, que também proporciona energia. Em comparação à tapioca, o cuscuz possui mais proteínas e, assim como ela, contém pouquíssimas gorduras”.
Leia também: Cuscuz de milho emagrece? Conheça os benefícios