Felipe martin bianco Rossi é graduado pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e fez residência Médica em Cirurgia Gera...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A cantora e influenciadora Jojo Todynho, de 27 anos, participou do programa Mais Você na terça-feira (19) e revelou ter perdido 47 quilos desde a cirurgia bariátrica. Em conversa com Ana Maria Braga, Jojo falou sobre a perda de peso e explicou que, diferente do que muita gente acredita, o processo de emagrecimento pós-cirurgia não é simples.
“Eu conto para as pessoas que a bariátrica pode ser uma grande felicidade, mas uma grande desgraça também. A pessoa tem que fazer reposição hormonal, tem gente que perde dente, que tem queda de cabelo. Pode até virar alcoólatra se não fizer acompanhamento psicológico. Pode ter distorção de imagem!”
Felipe Rossi, cirurgião do aparelho digestivo especializado em cirurgia bariátrica do Hospital e Maternidade Santa Joana, esclarece que essa dificuldade se dá pelo fato de que a cirurgia bariátrica é apenas uma das inúmeras ferramentas para controlar a obesidade, considerada uma doença crônica.
Assim sendo, para além do procedimento, o paciente deve trabalhar com outros mecanismos, como reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e, em alguns casos, psicoterapia.
Leia também: Alimentação saudável: cardápio, dicas, importância, como ter
Como a bariátrica ajuda no emagrecimento?
De acordo com o cirurgião, a bariátrica funciona de duas formas:
- Restringindo a quantidade de alimentos ingeridos. A cirurgia está relacionada à diminuição do tamanho do estômago e, consequentemente, acelera a saciedade e influencia na perda de peso
- Gerando alterações hormonais. “A cirurgia bariátrica mexe com hormônios intestinais, que levam a uma maior saciedade e a uma menor fome. Isso, geralmente, bloqueia ou tende a controlar melhor a obesidade”, diz o médico
Leia também: Excesso de peso: o que pode causar e tratamento
Quais são os cuidados necessários após a bariátrica?
A obesidade é uma doença crônica, o que quer dizer que o paciente com esse diagnóstico (e que passou pela bariátrica) precisará de um acompanhamento médico recorrente.
“Os pacientes devem passar no cardiologista e, algumas mulheres, no ginecologista. Quem passa por uma cirurgia bariátrica também precisa fazer uso de suplementação vitamínica pelo resto da vida, independente da técnica cirúrgica usada”, destaca Felipe Rossi.
Saiba mais: Obesidade: saiba mais sobre o impacto do excesso de peso nas articulações