Marleide SoaresPsicóloga, psicanalista, supervisora clínica e institucional, com enfoque antirracista. Trabalhou com ado...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Pensar no desenvolvimento completo do seu filho é pensar também numa educação que contemple questões sociais, como os temas raciais. Isso tudo para que a criança saiba desde cedo a importância desses assuntos para um convívio social respeitoso e consciente.
Marleide Oliveira, psicóloga e palestrante sobre o tema racismo na infância, explica que, embora não seja sempre praticado de forma direta, o racismo ainda é comum e, às vezes, acaba sendo naturalizado. Por isso, a psicóloga destaca que é muito importante os pais darem a devida atenção aos ambientes em que os pequenos estão inseridos no dia a dia.
“É muito mais fácil identificar o racismo quando uma criança diz para a outra: 'eu não quero fazer meu trabalho em grupo com você, porque você é preta' do que quando, nas fotos do site da creche do seu filho, ele só aparece lá atrás das outras crianças, sendo pouco visível. Isso corresponde ao racismo institucional e estrutural”.
Leia também: 6 livros infantis sobre representatividade negra
Uma forma acessível de introduzir esses assuntos na educação dos pequenos é através de filmes e animações. Pensando nisso, separamos uma lista de 8 filmes e animações infantis que abordam questões desde representatividade, ancestralidade até racismo. Confira abaixo:
1 - Hair Love
A animação "Hair love" levou o Oscar de Melhor Curta Animado na premiação do início deste ano. O curta-metragem, dirigido por Matthew A. Cherry e produzido por Karen Rupert Toliver, retrata a história de um pai aprendendo a arrumar o cabelo de sua filha, que é crespo. Confira mais sobre a animação Hair Love.
2 - Cores de botas
“Cores de botas", dirigido por Juliana Vicente, é um filme brasileiro que aborda o processo de autoaceitação e empoderamento de uma jovem negra ao descobrir sua identidade através da dança afro-brasileira.
3 - Super choque
A animação dos anos 2000 se tornou muito popular no Brasil, pois inspirou muitas crianças negras que se viam representadas pelo Virgil. O personagem é um super herói negro que, apesar dos inimigos, tem uma vida comum de adolescente.
O episódio "Filho dos Pais" viralizou na internet por retratar uma situação de racismo ocasionado pelo pai de seu amigo Richie, que fez diversos comentários ofensivos sobre afro-americanos. Além disso, no episódio 29, Virgil viaja com sua família para Gana, na África, e conhece várias curiosidades históricas como a independência do país nas mãos dos ingleses em 1957.
Leia também: Empoderamento feminino: como empoderar meninas desde a infância e qual a importância disso?
4 - A princesa e o sapo
A Disney também não fica de fora na representatividade. A história de “A princesa e o sapo" conta com uma protagonista negra, Tiana, que vive Nova Orleans, nos EUA e passa por diversas aventuras para conquistar seu restaurante dos sonhos.
5 - A pequena sereia (Live action)
A versão live action de "A Pequena Sereia", é uma adaptação de 2023, onde a personagem principal é interpretada por uma atriz negra (Halle Bailey). O filme também da Disney, conta a história de Ariel, uma sereia sonhadora que sonha em conhecer o mundo humano.
6 - Iemanjá Yemojá: A criação das ondas
A animação da produtora audiovisual Célia Harumi Seki explora o aspecto mitológico da cultura afro-brasileira. A história de Iemanjá mostra uma visão da vida e da evolução da humanidade originadas na África, fonte de uma cultura rica e enraizada no Brasil.
7 - Bino e Fin
O desenho nigeriano criado por Adamu Waziri conta a história de dois irmãos gêmeos que vivem na África subsaariana. A cada dia, eles descobrem aspectos diferentes sobre o mundo, vida e a história do continente.
8 - Nella, uma princesa corajosa
A animação da Nickelodeon conta a história de Nella, filha de pai negro e mãe branca. A princesa corajosa salva os cidadãos do reino de seus pais transformando-se em uma princesa-cavaleira. Ela faz isso com a ajuda de seus amigos, Trinket, Sir Garrett e Clod, que, juntos, resolvem mistérios e aprendem lições valiosas.
Saiba mais: Afro puff: 4 truques caseiros para fazer o penteado