Nutricionista formado pela Universidade Vila Velha (UVV) no Espírito Santo e atua na área de nutrição clínica, modulação...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iO hibisco tem conquistado cada vez mais espaço nas dietas. Além de ser uma planta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, seus efeitos também são auxiliares de dietas voltadas para a redução do peso corporal, como a low carb. Mas de que maneira essa flor pode ser incluída na rotina de alimentação saudável?
Conversamos com o nutricionista Fabrício Moreira Loureiro, do Fleury Medicina e Saúde, que destacou a relevância do hibisco para a dieta low carb, as melhores formas de incluí-lo no plano alimentar e como o seu consumo ajuda a promover uma perda de peso mais eficaz e saudável. Confira!
Como o hibisco é capaz de ajudar na dieta low carb?
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Lavras conclui que o chá de hibisco impede parte da absorção do açúcar (carboidrato) e da gordura dos alimentos. “Moléculas presentes no chá de hibisco diminuem a absorção de açúcar no sangue após a ingestão. E, supostamente, podem auxiliar no emagrecimento por diminuírem a disponibilidade calórica”, esclarece o pesquisador e estudante do curso de Medicina da UFLA, Caio Eduardo de Carvalho.
Por isso, incluir o hibisco na dieta low carb tem se tornado cada vez mais comum. “Ele pode reduzir a absorção de carboidratos por inibir a ação de uma enzima que se chama amilase, capaz de transformar amido em açúcar. Assim, usar chá de hibisco após as refeições, por exemplo, pode contribuir para uma menor absorção do carboidrato, tendo como consequência o emagrecimento”, explica Fabrício Moreira.
Leia mais: Como consumir goji berry, chia, chá de hibisco e outros alimentos que ajudam a emagrecer
Mas para garantir esse efeito, Fabrício ressalta a importância de vincular o consumo do hibisco com outros costumes. “Ele ajuda na diminuição do acúmulo de gordura corporal quando associado a hábitos alimentares saudáveis e à prática de atividade física regular”. Por isso, não deixe de seguir seu plano alimentar de forma regrada e praticar exercícios, pelo menos, três vezes por semana.
Outros benefícios do hibisco para a saúde
Existem vários benefícios do hibisco que fazem dessa planta a escolha perfeita para quem busca melhorar a saúde e perder peso. Fabrício revela as principais vantagens desse ingrediente:
“Além de ser um poderoso antioxidante por conter em sua composição alguns flavonoides, o chá de hibisco também auxilia na retenção de líquidos, no emagrecimento, no envelhecimento precoce e na redução do colesterol”.
Outros benefícios do hibisco para a saúde são:
- Propriedades anti-inflamatórias: os compostos bioativos presentes no hibisco têm efeitos anti-inflamatórios, auxiliando na redução da inflamação crônica, prevenindo doenças
- Controle da pressão arterial: estudos sugerem que o consumo regular de chá de hibisco pode ajudar a reduzir a pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas
- Suporte ao sistema imunológico: graças ao seu alto teor de vitamina C e outros nutrientes, o hibisco pode fortalecer o sistema imunológico, ajudando na prevenção de infecções e demais doenças
- Efeito diurético: o hibisco também tem propriedades diuréticas naturais, o que significa que pode ajudar a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o inchaço e promovendo a desintoxicação
Como incluir o hibisco na dieta low carb?
Já sabemos que incluir o hibisco na dieta low carb pode ser uma estratégia inteligente de potencializar os resultados e diversificar o cardápio. Mas de que maneira podemos consumir esse ingrediente? O nutricionista indica formas deliciosas de inserir o hibisco no seu dia a dia. “Na forma de chás, sempre sem açúcar e sem adoçantes. Também é possível ser usado na água com gás, junto a fatias de limão, por exemplo”, receitou.
Leia também: Picolé funcional de iogurte, amora e chá de hibisco