Camila Pedrosa possui graduação em Nutrição e é especialista em comportamento alimentar e Fisiopatologia Humana e doença...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quem adere à dieta low carb costuma sentir certa dificuldade de abdicar de diferentes alimentos, como pizzas, massas, batatas e pães — que são ricos em carboidratos. Em meio à mudança significativa na alimentação, é comum que surja a dúvida: pipoca é low carb?
De acordo com Camila Pedrosa, graduada em Nutrição, especialista em comportamento alimentar e Fisiopatologia Humana e doenças autoimunes, quem tá em dieta low carb pode até comer o petisco, mas é preciso se atentar.
“A pipoca tem uma quantidade grande de carboidratos. Em, aproximadamente, 25 g de pipoca temos cerca de 16 g de carboidrato, ou seja, mais da metade do alimento é composta de carboidratos. No entanto, se comparada a outros petiscos convencionais, a pipoca pode sim ser considerada low carb”.
A nutricionista ressalta que, para consumir pipoca sem prejudicar a dieta com baixo teor de carboidratos, é preciso evitar adicionais, como açúcar, manteigas, azeites ou demais tipos de gorduras durante o preparo do alimento.
Leia também: Saiba como o hibisco ajuda na dieta low carb
Quais são os benefícios da pipoca?
Apesar de ser um alimento simples, a pipoca fornece uma série de benefícios à saúde:
- É fonte de fibras
- Possui baixo teor de calorias
- Proporciona sensação de saciedade
- É fonte de energia
- Tem ação antioxidante, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce de doenças cardíacas
- É fonte de vitaminas do complexo B
Leia também: Aposte nos alimentos que aumentam a saciedade
A pipoca ajuda a emagrecer?
Ajuda sim! Camila Pedrosa explica que a pipoca pode ajudar no processo de emagrecimento justamente por ser um alimento de baixo valor calórico, riquíssimo em fibras e com alto nível de saciedade.
“Para facilitar no processo de perda de peso, o ideal é que a pessoa prepare a pipoca naquelas máquinas de ar quente, porque deste modo, não haverá necessidade de estourar o milho de pipoca em óleo ou qualquer outro tipo de gordura. O uso do micro-ondas também pode ser uma opção”, indica a nutricionista.
Leia também: Pipoca sem óleo no micro-ondas: aprenda uma receita fácil e saudável