Graduação em medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Residência médica em Clínic...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O Ozempic, medicamento usado para tratar o diabetes tipo 2, se tornou sensação para pessoas que desejam perder peso, uma vez que apresenta efeitos favoráveis na diminuição do apetite e, consequentemente, no emagrecimento.
Por isso, ele passou a ser usado no tratamento de obesidade ou sobrepeso com doenças relacionadas de maneira off label, isto é, quando o uso para a finalidade não consta na bula, o que é permitido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O Ozempic é vendido sem retenção da receita, isto é, embora seja obrigatório a apresentação dela, a farmácia não precisa mantê-la. Isso facilita a compra por pessoas que não têm indicação médica, incluindo aquelas que adquirem para fins estéticos — o que é potencialmente perigoso e não recomendado por associações médicas e pelo próprio laboratório em que é produzido, a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk.
Mas como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, atua no organismo? O MinhaVida conversou com Pedro Saddi, endocrinologista do Fleury Medicina e Saúde, para esclarecer os efeitos e os riscos do medicamento.
Por que o Ozempic emagrece?
A semaglutida é 94% análoga (muito parecida) a um hormônio produzido pelas células do intestino, o GLP-1. Ele atua (e, por extensão, o Ozempic) ajudando a retardar o esvaziamento gástrico e regulando a fome, o que causa a redução na ingestão calórica. "Ele promove saciedade mais precocemente, ajudando o paciente a reduzir o tamanho das porções e o total de calorias ingerido", explica o Pedro.
No entanto, o medicamento dá um passo além: ele permanece por mais tempo no organismo, ao contrário do GLP-1, que é quebrado em pouco tempo pela enzima DPP4. Basicamente, a semaglutida exerce o efeito de saciedade por mais tempo, por isso ela requer apenas picadas semanais.
Segundo Pedro, os estudos atuais apontam a segurança para o uso contínuo e prolongado, mas eles foram realizados apenas em pessoas com IMC maior ou igual a 30 kg/m2 (considerado obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m2 (considerado sobrepeso) com doença associada ao excesso de peso.
Leia mais: Ozempic emagrece quantos quilos por semana?
O Ozempic pode ser prescrito para emagrecimento estético?
É necessário prescrição médica para comprar o Ozempic, mas a farmácia não precisa retê-la. Isso facilitou a venda em larga escala no Brasil, mas o uso para fins estéticos não é recomendado.
Em um comunicado conjunto divulgado pela Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) e a SBEM (Sociedade Brasileira de Metabologia) em março de 2023, o mau uso, uso estético ou inadequado de medicações antiobesidade, além de expor pessoas sem necessidade ao risco, "aumenta o estigma do tratamento de quem já sofre com diversos preconceitos em nossa sociedade".
A farmacêutica Novo Nordisk, fabricante da semaglutida, afirma que o Ozempic deve ser prescrito apenas para o tratamento de diabetes tipo 2 (sua indicação na bula) e que não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label, ou seja, em desacordo com as indicações descritas em bula de seus medicamentos.
Leia também: Ozempic: é seguro usar o remédio de diabetes para emagrecer?
Quais os efeitos colaterais do Ozempic para emagrecer?
Assim como toda medicação, a semaglutida pode promover efeitos colaterais e riscos à saúde — especialmente se administrada sem orientação médica. O principal é não saber manejar a dose correta, o que pode ocasionar em efeitos colaterais intensos.
O efeitos colaterais possíveis do do Ozempic incluem:
- Náusea e vômitos
- Diarreia
- Hipoglicemia (quando é usado junto com outros medicamentos que contêm insulina)
- Indigestão
- Refluxo ou azia
- Dor no estômago
- Prisão de ventre
- Sensação de tontura
- Perda de apetite
- Mal-estar
- Dor de cabeça
- Desidratação (devido aos episódios de diarreia e vômito)
De acordo com Pedro, a semaglutida está associada à perda de cerca de 13% do peso corporal, considerando o uso de uma dose de 2,4 mg semanalmente. Com o emagrecimento rápido e a queima de gordura acumulada, é prevista uma diminuição da massa magra e da densidade óssea dos pacientes, o que pode levar à sarcopenia, uma síndrome associada a perda de força muscular e redução do desempenho físico.
A perda de massa magra é preocupante para idosos, pois é essencial para melhorar a capacidade física, o metabolismo e prevenir diversas doenças cardiovasculares e o diabetes.
Outro fator associado ao Ozempic é que, assim como qualquer medicamento usado com a finalidade de emagrecer, deve haver uma reeducação alimentar associada à prática de atividades físicas.
Quando isso não ocorre, a interrupção do remédio pode desencadear o famoso "efeito sanfona". Inclusive, uma pesquisa realizada pela revista científica Epic Research sugere que cerca de 20%, ou uma em cada cinco pessoas, recupera todo o peso após interromper o uso do Ozempic.
"A medicação ajuda o paciente a reduzir a ingestão de calorias. Se a semaglutida for interrompida e o paciente voltar a ingerir mais calorias, vai ocorrer reganho de peso. Por isso, deve-se considerar o uso da medicação como uma parte do tratamento da perda de peso. Ele não é a solução final", explica Pedro.
O acompanhamento médico regular é indispensável durante o tratamento para obesidade ou sobrepeso, com ou sem o uso de Ozempic, pois apenas um profissional pode orientar sobre medidas saudáveis de emagrecimento e estilo de vida.
Leia mais: “Super Ozempic” emagrece mais e mais rápido: quase 15% do peso em 3 meses
Referências
ANVISA. OZEMPIC, solução injetável de semaglutida 1.34 mg/mL 2023. Disponível em <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=117660036> Acesso em 21 de março 2024
Bartelt K, Mast C, Deckert J, Gracianette M, Joyce B. Many Patients Maintain Weight Loss a Year After Stopping Semaglutide and Liraglutide. Epic Research. Disponível em <https://epicresearch.org/articles/many-patients-maintain-weight-loss-a-year-after-stopping-semaglutide-and-liraglutide>. Acesso em 21 de março 2024.
Novo Nordisk. Uso correto dos medicamentos. Disponível em <https://www.novonordisk.com.br/uso-correto-dos-medicamentos.html> Acesso em 21 de março 2024.