Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Ingrediente do cachorro-quente e outros salgados, a salsicha é um alimento ultraprocessado que está presente na rotina alimentar de muitas pessoas — apesar dos malefícios que oferece ao organismo. Com alto teor de gordura saturada, sódio e aditivos alimentares, como conservantes e corantes, o consumo regular pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, pressão alta e até mesmo câncer colorretal.
“A salsicha também pode favorecer o ganho de peso devido ao seu alto teor calórico e de gordura saturada. E ainda deve considerar que as salsichas são consumidas em combinação com outros alimentos ricos em calorias, como pães, molhos e acompanhamentos”, complementa Angélica Grecco, nutricionista da Clínica Eduardo Grecco.
Mas, como todo mundo ama um bom cachorro-quente, para substituir a salsicha é possível apostar em receitas caseiras e saudáveis, feitas com alimentos com alto teor nutritivo. Duvida? O MinhaVida selecionou uma receita deliciosa e fácil para te ensinar. Confira!
Como fazer salsicha caseira?
Essa receita de salsicha caseira é simples de preparar e, embora a lista de ingredientes não seja tão pequena, você pode preparar várias unidades e manter guardadas para outras refeições. Aprenda o passo a passo:
Ingredientes
- 1 cenoura
- 1 pimentão vermelho
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de aveia em flocos finos, hidratada em um pouco de água
- 1 colher (de sopa) de colorau
- 200g de peito de frango
- 200g de pernil
- Temperos a gosto (sal, pimenta do reino, páprica)
- 100ml de água
Modo de preparo
Para o molho da salsicha, coloque os 100ml de água em um liquidificador e adicione a cenoura, pimentão, cebola, alho, aveia hidratada para dar uma liga e os temperos. Bata tudo até a mistura ficar homogênea e reserve.
Em um processador ou liquidificador, bata o frango e o pernil. Em seguida, misture a carne com o molho reservado até ficar homogêneo. Coloque a mistura em sacolinhas de plástico (aquelas de geladinho) para fazer o formato da salsicha.
Depois, basta cozinhar por 15 a 20 minutos em água fervente e, após esfriar, retirar do plástico. Está pronto!
Benefícios da receita de salsicha caseira
A receita é feita com ingredientes nutritivos, com destaque para a cenoura, que é rica em propriedades antioxidantes e contribui com diversos benefícios ao organismo. Além de fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol e ajudar no controle de glicose no sangue, a cenoura também ajuda a combater quadros de prisão de ventre.
Outro ingrediente importante é o peito de frango, parte saudável e menos gordurosa, rica em vitaminas A, C, D, E e do complexo B. Ele contribui para o fortalecimento do organismo, aumentando a imunidade e ajudando a controlar os níveis de colesterol.
Para somar, a salsicha caseira também conta com aveia em flocos, um cereal que se destaca pelas fibras insolúveis. Ela ajuda no processo de emagrecimento, uma vez que promove uma maior saciedade, e contribui para regular o funcionamento do intestino.