Nutróloga com título de especialista há 15 anos pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mais de 20 anos d...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você costuma acordar de madrugada? Bem, não existe uma razão exata (e nada místico) que explique por que você acorda exatamente às 4h da manhã. Porém, acordar de madrugada é algo relativamente comum.
Esse despertar pode ter relação com diferentes causas, podendo ser, por exemplo, apenas uma das fases do sono, mas até indicar distúrbios, como a insônia. Alguns dos principais motivos para acordar de madrugada incluem.
- Distúrbios do sono: como apneia e insônia
- Distúrbios emocionais: como estresse, depressão, ansiedade
- Características do ambiente: como ruídos exteriores, luz e mudanças de temperatura
- Fatores biológicos: como sentir fome ou as idas ao banheiro
“Então, sim, o despertar de madrugada pode ser normal, mas são muito mais comuns os ‘microdespertares’, que muitas vezes são imperceptíveis; ou seja, as pessoas costumam não lembrar e normalmente podem voltar a dormir rapidamente”, explica a médica e psicóloga Liliane Oppermann.
Ou seja, os despertares na madrugada em que a pessoa acorda rapidamente, como para ir ao banheiro, beber água ou para se cobrir, são naturais e não causam preocupação, desde que seja possível retornar ao sono e continuar o descanso.
Leia mais: Insônia pode ser causada por estresse excessivo?
Quando o despertar de madrugada preocupa?
Quando a pessoa acorda de madrugada, após poucas horas de sono, e não consegue retomar o sono, daí pode haver um problema mais sério, sobretudo se for algo recorrente e que atrapalhe o descanso.
“Nesses casos a pessoa vai estar interrompendo o seu sono, que é um sono muito importante, que é sono do fim da madrugada. Quando ele é interrompido, pode atrapalhar a manutenção da função cognitiva, o processo de fixação, de aprendizado, de lembrança”, fala a médica.
Quando pensamos na insônia tendemos a pensar apenas na insônia do sono: pessoas que têm dificuldade para dormir. Acontece que existem muitos outros tipos de insônia: acordar no meio da noite e passar horas com os olhos bem abertos é um deles.
Por isso, é necessário procurar ajuda médica caso você desconfie que a insônia pode estar prejudicando o seu sono com despertares recorrentes de madrugada.
Os principais sintomas de insônia podem incluir:
- Dificuldade para adormecer à noite
- Despertar durante a noite
- Despertar muito cedo
- Não se sentir descansado após uma noite de sono
- Cansaço ou sonolência diurna
- Irritabilidade, depressão ou ansiedade
- Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante
- Aumento do risco de acidentes
- Dores de cabeça localizadas
- Problemas gastrointestinais
- Preocupações contínuas com o sono
“Lembre-se que, no processo natural do sono, podem acontecer despertares, mas eles não devem durar muito tempo. O despertar durante a madrugada se torna prejudicial quando a pessoa tem de uma forma frequente e quando ela demora muito para adormecer”, indica a médica.
Leia mais: Dormir mal engorda? Entenda!
Ciclos do sono
A ciência diz que, ao longo do desenvolvimento humano, desenvolvemos um ciclo do sono que envolve algumas fases: cada noite tem entre quatro e seis ciclos de sono (uma série de fases que ocorrem e se repetem ao longo do nosso sono diário).
Estamos falando de uma sucessão de um estágio REM (a fase mais profunda e reparadora do sono) e três estágios não REM (que envolvem o adormecer e são gradativamente mais profundas).
Mesmo que coloquemos os seis ciclos um ao lado do outro, entre os ciclos geralmente há um período em que o sono se torna muito leve. E, se uma pessoa que acorda entre ciclos tem dificuldade para voltar a dormir, pode ser um caso de insônia ou de algum outro distúrbio do sono - independente de ser 4h da manhã ou qualquer outro horário da madrugada.
Aposte na higiene do sono
Se você sente problemas recorrentes com o sono, pode ser que você não esteja cuidado do seu descanso como deveria. Por isso, é importante aprender sobre a higiene do sono, que diz respeito a cuidados básicos para se tomar antes de dormir e favorecer o sono completo. Isso inclui reduzir as luzes e, é claro, o uso dos celulares.
“Hoje fala-se muito de um fenômeno chamado scrolling, que basicamente é o ato de gastar uma quantidade de horas em telas em consumo de notícias não muito boas, e que esse consumo excessivo mais a exposição a telas tem comprometido o sono de muitas pessoas, dentre elas adolescentes e crianças”, destaca a médica.
Para além de evitar o uso do celular, principalmente na hora de dormir, outras dicas podem ajudar a você melhorar a sua higiene do sono.
- Vale a pena manter os horários para dormir e acordar mesmo finais de semana
- Ficar muito tempo na cama depois que acorda não melhora a qualidade do sono
- O quarto de dormir SERVE para dormir e namorar
- Evite trabalhar, estudar ou comer na cama
- Evite ler e assistir à televisão antes de dormir
- Desligue os aparelhos eletrônicos com acesso a internet antes de deitar
- Um cochilo de 30 minutos pode ser uma opção para melhorar a energia, mas cochilar várias vezes durante o dia não é uma boa saída
- Para a maioria das pessoas fazer atividade física no período noturno pode atrapalhar a qualidade do sono
- Pode ser uma boa ideia tomar um chá ou banho quente antes de dormir
- Alimentos estimulantes- café, chá preto, chocolate- quando consumidos após 18h costumam dificultar o inicio do sono
- Bebidas alcoólicas podem até ajudar a começar o sono, porém esse sono dura pouco e piora a qualidade do mesmo durante o resto da noite
- Refeições mais leves em geral ajudam na digestão mais rápida
- Temperaturas desagradáveis alteram o sono, assim se aqueça nos dias frios e se resfrie nos dias quentes.