Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Os anos 1990 estão repletos de momentos inesquecíveis, do pagode de domingo aos programas televisivos memoráveis, que marcaram toda uma geração e ditaram as tendências de nomes de bebês da década. O MinhaVida fez uma viagem nostálgica e reuniu, abaixo, os nomes mais populares dos anos 90 (e seus significados). Confira se o seu está entre eles!
Nomes femininos mais famosos nos anos 1990
Maria: foi o nome feminino mais popular do Brasil em todas as décadas em que há registro. De 1990 aos anos 2000, Maria foi líder do ranking. Com origem no hebraico, significa “senhora soberana” ou “a pura”.
Jéssica: popular pela música de Bebeto, lançada em 1991, o nome deriva do hebraico Yiskah e quer dizer “a observadora”.
Larissa: sucesso no mundo desde a antiguidade, o nome surgiu no grego como Lárissa, que significa “cidadela”. Ele também pode significar “da Acrópole”.
Letícia: tem origem a partir do latim Laetitia, que quer dizer “alegria, prazer, felicidade”. Por extensão, recebe os significados de “mulher alegre”, “mulher que transmite felicidade”;
Ana: muito utilizado em nomes compostos, como Ana Carolina e Ana Clara, o nome deriva do hebraico Hannah e quer dizer "graciosa“ ou “cheia de graça”.
Camila: é a versão feminina do nome latim Camillus, e quer dizer “a sacerdotisa” ou “mensageira dos deuses”.
Luana: é um nome de origem incerta, pois pode ser a versão romena do nome Heléne, que vem do grego hélê e significa “a reluzente” ou “a resplandecente”. Também pode ter origem no inglês a partir da junção dos nomes Lou e Anna, adquirindo o significado de “guerreira famosa e graciosa”.
Fernanda: possui origem na palavra germânica Fridunanth, que significa “ousada para atingir a paz”.
Juliana: é a versão feminina do nome Juliano, que, por sua vez, deriva do nome Júlio. Sabemos que Júlio significa “barba rala”, mas Juliana carrega o significado de “juventude”. Alguns estudiosos ainda relacionam o nome à Júpiter, deus romano dos céus e rei dos deuses.
Natália: surgiu a partir do latim natalis, palavra que significa “nascimento”. A partir da expressão em latim natalis domini, o nome Natália significa ainda “dia de natal” e, por extensão, nascida no dia de natal“.
Gabriela: é a variante feminina de Gabriel, nome de origem hebraica, e significa “mulher de Deus” ou “fortaleza de Deus”.
Nomes masculinos mais famosos nos anos 1990
Lucas: clássico dos anos 90 com mais de 510 mil crianças registradas, o nome se origina no grego Loukás, que significa “da Lucânia” ou “iluminado”.
José: desde o início dos registros de nomes pelo IBGE, o nome esteve na primeira posição do ranking. Ele começou a cair a partir dos anos 90, embora continue popular em nomes compostos, como José Miguel. Com origem hebraica, ele significa “aquele que acrescenta“, “acréscimo do senhor“.
Rafael: é um nome com origem no hebraico Raphael e quer dizer “Deus curou” ou “curado por Deus”. Na Bíblia, Rafael é o arcanjo responsável por anunciar o fim dos tempos.
João: muito utilizado em nomes compostos, como João Pedro, possui origem hebraica e significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”.
Bruno: possui origem incerta, pois pode ter vindo tanto do latim brunus, como do germânico brun, que querem dizer literalmente “marrom” ou “moreno”.
Gabriel: vem do hebraico e significa “homem de Deus”, “fortaleza de Deus” ou “mensageiro de Deus”.
Felipe: é uma variação do grego Philippos e significa “amigo dos cavalos”.
Mateus: nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, vem do hebraico Mathathiah e significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.
Paulo: bastante usado em nomes compostos, como João Paulo, vem do latim Paullus e quer dizer “pequeno” ou “de baixa estatura”.
Marcos: vem do latim Marcus e significa “guerreiro” ou “dedicado a marte”. Está ligado a Marte, o deus romano da guerra.
Leonardo: é uma versão em italiano do nome de origem germânica Leonhard, que significa “valente como um leão”. Os meninos registrados com esse nome costumam ser chamados de Léo no Brasil.
Francisco: um dos nomes mais populares do Brasil, tem origem no latim Franciscus, que quer dizer “francês livre” ou “aquele que vem da França”.
Carlos: tem origem no germânico Karl, a partir dos termos karal, kerl, que quer dizer “homem livre” ou “homem do povo”.
Mudou muito?
A popularidade dos nomes que eram comuns na década de 90 foi diminuindo ao longo dos anos, mas alguns deles ainda podem ser observados nas tendências atuais. Entre os meninos, é possível perceber a prevalência de João na composição de nomes compostos, como João Miguel, que ocupa a 21ª posição no ranking de nomes masculinos mais populares do Brasil em 2023 do BabyCenter.
O nome Lucas permanece forte entre as preferências dos pais, ocupando a 22ª posição na lista. Para somar, Matheus, Rafael e Felipe também aparecem no ranking, ocupando as posições 19ª, 26ª e 43ª, respectivamente.
Já entre as meninas, o clássico nome Maria continua forte na lista de nomes femininos mais populares no Brasil, mas em opções compostas — como Maria Alice e Maria Cecília, que aparecem em 17ª e 22ª, respectivamente. O mesmo ocorre com Ana, que aparece na 23ª posição como Ana Liz. Outros nomes podem ser observados em posições mais baixas, como Gabriela (58ª) e Letícia (96ª).
De acordo com o BabyCenter, Miguel, Théo e Gael ocupam as três primeiras posições no ranking de nomes masculinos mais populares atualmente — e devem continuar dominando a lista pelos próximos anos. Entre os nomes femininos mais registrados, Helena, Alice e Laura encabeçam a lista, seguidas de Cecília e Maria Alice.