Nutróloga com título de especialista há 15 anos pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mais de 20 anos d...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iQuando pensamos em gordura, geralmente associamos a aspectos prejudiciais à saúde, como obesidade e problemas cardíacos. No entanto, as gorduras presentes em certos tipos de peixe podem oferecer uma gama impressionante de benefícios para a saúde.
“As gorduras do peixe têm ômega 3, um tipo de lipídio muito comum no salmão, na sardinha, e na anchova”, destaca a nutróloga Liliane Oppermann. Outros peixes ricos em ômega 3 são:
- Cavala
- Atum
- Truta
- Arenque
- Linguado
Com a ajuda da especialista, listamos abaixo cinco benefícios da gordura do peixe. Confira!
Leia mais: Peixes feios: por que comer mais deles?
Benefícios da gordura do peixe
A gordura de peixe é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega 3, como o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), conhecidos por seus efeitos benéficos à saúde. Confira!
1. Saúde cardiovascular
O consumo regular de gordura de peixe está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, incluindo redução da pressão arterial e diminuição dos níveis de triglicerídeos. “Além de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, ele é um verdadeiro ‘protetor do coração’”, indica a nutróloga.
2. Saúde cerebral
Os ácidos graxos ômega 3 presentes na gordura de peixe desempenham um papel crucial no desenvolvimento e na função cerebral, ajudando a melhorar a memória, o foco e a concentração. “Ele é um protetor do sistema neurológico”, confirma Liliane.
3. Saúde ocular
Estudos mostraram que o DHA encontrado na gordura de peixe pode ajudar a proteger a saúde ocular, reduzindo o risco de degeneração macular relacionada à idade e outras condições oculares. O ácido docosahexaenoico (DHA) é um elemento fundamental na composição das células do tecido retiniano, contribuindo para aprimorar as funções das glândulas oculares responsáveis pela produção do óleo que protege a superfície dos olhos.
Leia mais: Ômega 3: pode reduzir risco de arritmia cardíaca
4. Redução da inflamação
Os ácidos graxos ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias potentes, o que pode beneficiar pessoas com condições inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal.
5. Promoção da saúde da pele
Os ácidos graxos ômega 3 ajudam a manter a integridade da pele, reduzindo a inflamação e promovendo uma aparência saudável e radiante. Além de contribuir para preservar a barreira natural de proteção da pele, o ômega 3 desempenha uma função crucial na manutenção da hidratação, da elasticidade e da capacidade regenerativa da pele.
Como preparar?
Sobre a melhor forma de preparo para obter esses benefícios, a nutróloga ensina que o ideal é não cozinhar diretamente na água, mas sim no vapor, preservando vitaminas do complexo B e minerais.
O mesmo vale no caso de ensopados, como moquecas, em que os nutrientes podem se perder no caldo. As frituras também devem ser evitadas, “principalmente quando tem aquele empanado de farinha em óleo, que acaba agregando gordura saturada, que isso não é bacana”, explica Liliane.