Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Com uma sonoridade agradável e simples, os nomes curtos para bebês podem carregar significados muito especiais e bonitos. O MinhaVida selecionou algumas opções elegantes para você se inspirar. Confira!
Nomes curtos para meninas
Jade: tem origem a partir do latim ilia e quer dizer "flanco", "lado"ou "pedra preciosa".
Nina: curto e delicado, o nome pode ter diferentes significados, sendo eles "menina", "protetora da fertilidade e mares" ou "fogo".
Ana: vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".
Lara: pode ter diferentes origens, com significados como "da acrópole", “cidadela”, "muda", "falante", "loureiro", "vitoriosa".
Laís: pode ter surgido do hebraico Laith ou Laish (que pode ser traduzido como "leoa), e chegou ao português a partir do latim Laidis. Nesse contexto, o significado de Laís pode ser entendido como "local com leões". A partir do grego, o nome pode significar "a popular".
Ellie: considerado uma variação de Ellen, Helen e Helena, o nome vem do grego hélê e significa “luz”, “reluzente”, “iluminada”, “raio de sol”.
Lia: como possui múltiplas origens, o nome pode apresentar os significados "vaca selvagem", “leoa”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada”, “trabalhadora”, “aquela que é portadora de boas notícias”.
Lívia: surgiu como derivação de um nome de família romana. A partir de livius, lividus e liveo, ele apresentaria os significados de “azulado”, “inveja” ou “invejar”.
Liz: é diminutivo do nome Elizabeth, mas pode ser usado individualmente. Possui origem no hebraico Elishebba, que significa “meu Deus é um juramento" ou “meu Deus é abundância”.
Luna: tem origem a partir da palavra em latim luna, que significa literalmente "lua". Por extensão, Luna também recebe os significados de “a iluminada” e “a feminina”.
Maya: pode ter origem na língua sânscrita, no hebraico, no grego, no latim e no tupi. Por isso, pode ter os significados "ilusão”, “magia”, “mãe”, “água”, “boa mãe”, “grande”.
Íris: surgiu a partir do verbo grego eiren, que significa “anunciar”. Por extensão, também recebe os significados de “mensageira” e “a que leva mensagens pela palavra”.
Sara: tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”. Também pode ser traduzido para "senhora" ou "dama".
Thaís: tem origem a partir da palavra grega Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura”
Lana: possui inúmeros significados distintos associados a ele, como "minha criança", "pedra", "harmonia", "bela", "a reluzente", "a que flutua", "luz", "mundo".
Mara: pode ter surgido a partir do hebraico Marah, que significa “amarga”. Já a partir do tupi marã, poderia significar ainda “guerra”, “desordem” ou “revolução”.
Rosa: pode ter origem no germânico hrod, que significa "fama", e held, que quer dizer "espécie ou tipo". Assim o nome apresenta o significado de "de espécie famosa". Também pode ter surgido do latim rosae, que significa literalmente rosa.
Bella: é a forma reduzida do nome italiano Isabella, que vem do hebraico Izabel, que quer dizer "casta", "pura". Também pode ter surgido de Elisabete, que significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.
Nice: tem origem a partir do nome grego Níkaia, derivado da palavra níke, que quer dizer “vitória”,
Nomes curtos para meninos
Ben: possui origem no hebraico ben, que significa "filho". Normalmente é usado como apelido para Benjamin, mas a versão curta é tão linda quanto.
Caio: curto e bonito, possui origem no latim Caius, que por sua vez se originou de Gaius, que significa "regozijar-se", felicidade e contentamento.
Davi: vem do hebraico Dawid, Dawidh, que quer dizer "o amado", "querido", "predileto".
Eric: de origem germânica ou nórdica, significa "o que reina como águia", "rei para sempre" ou "o que governa sozinho".
Isaac: vem do hebraico Yitzachaq, Isac ou Isaque, significa "sorridente" ou "ele ri".
Levi: possui origem no hebraico Lewi, e quer dizer "unido" ou "vinculado a".
Liam: é uma variação de William e quer dizer "o protetor corajoso" ou "aquele cuja vontade é proteger".
Theo: vem do grego théos e significa literalmente "deus".
Ian: é a versão búlgara e bielorrussa de João, nome hebraico que significa "Deus é gracioso, agraciado por Deus".
Bob: vem do inglês Robert, que tem origem no germânico Hrodebert, que significa "glória", "brilhante”, “afamado".
Gael: tem muitas origens, e os significados variam entre "belo e generoso", "de origem irlandesa", "o que protege" ou "o protegido".
Omar: pode ter origem árabe ou germânica, com os significados "que tem vida longa" ou "homem ilustre pela riqueza".
Ravi: é um nome antigo e vem do sânscrito, significando "o Sol".
Saul: vem do hebraico Chaul, derivado do verbo cha’al, que quer dizer "pediu, solicitou, orou por". Significa "o desejado" ou "o conseguido por meio de orações".
Enzo: um dos nomes mais populares no Brasil, significa "senhor do lar", "príncipe do lar", "governante da casa", “gigante”, “o que vence”, “vencedor” ou “natural de Laurento”.
Noah: é um nome inglês e bíblico, de origem hebraica. Surge na forma de No'ah, que por sua vez teria surgido a partir da palavra noach, que quer dizer "descanso".
Hugo: tem origem a partir do germânico Hugi, derivado do elemento hug, que significa “coração", "espírito", "mente”.
Brian: vem do gaélico e quer dizer "colina", "montanha", "nobre", "virtuoso" ou "aquele que é forte".
Yuri: é o diminutivo russo do nome Jorge, que deriva da palavra georgós e, por sua vez, significa "aquele que trabalha com a terra", "agricultor".