Psicóloga especializada em Transtornos de Ansiedade pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e filiad...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
No último domingo (14), Alane Dias, participante do BBB 24, foi eliminada do programa em um paredão que decidia quem iria para a final. Ao saber da sua eliminação, a ex-sister teve uma reação inesperada: em meio a uma crise de choro, Alane deu socos na própria cabeça e repetiu frases como “sou péssima”, “minha mãe está com raiva de mim” e “sou a pior pessoa do mundo”.
Essa situação, que ocorreu durante o programa ao vivo, gerou uma série de debates entre o público. Houve especulações sobre a autoestima da participante e muitos questionaram a relação entre ela e a mãe, alegando que esse pode ser mais um caso de narcisismo materno — afinal, não é a primeira vez que Alane sofre com ansiedade e fala do medo de decepcionar a mãe.
Ao MinhaVida, Anne Crunfli, psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, explicou que a principal característica de uma mãe narcisista é a autoestima baixa somada à necessidade de diminuir o outro a fim de elevar a si mesmo.
“O tempo inteiro a mãe tem que ser o centro das atenções, tem que ser elogiada e não tem empatia pela dor do outro. Pontualmente, numa relação entre mãe e filha é estimulada pela mãe uma situação de dependência, ou seja, “tudo de bom em você está em mim e se você conseguir algo na vida, será pela minha instrução”. A mãe sempre se realizará através da filha, por isso nunca permitirá a independência. De uma forma geral, a mãe é fria, não empática e sempre compara a filha com outras pessoas ou consigo mesma. No caso de comparação, sempre se colocando em vantagem competitiva, com características evidentes de superioridade”.
Apesar do caso de crise emocional da Alane apontar sinais de que há algo de errado envolvendo a sua relação com a mãe, a psicóloga ressalta que não há como afirmar que esse trata-se de mais um caso de narcisismo materno sem o diagnóstico preciso.
Leia também: Narcisistas conseguem amar? Entenda como pessoas com o transtorno se relacionam
O que houve com a Alane do BBB?
Na visão de Anne Crunfli, a reação da Alane ao saber que foi eliminada do BBB 24 pode ser considerada uma crise nervosa, afinal, a participante sofreu de um completo descontrole emocional.
“Isso significa que, momentaneamente, a Alane teve uma sobreposição do “cérebro” racional (neocórtex), pelo “cérebro” emocional (sistema límbico, mais especificamente a Amígdala cortical) . Isso acontece quando passamos por situações de estresse agudo, ou quando nos sentimos acuados ou ameaçados, como o que ocorreu com a Alane”.
A psicóloga ressalta que é importante que crises iguais ou semelhantes à da Alane sejam investigadas, pois os motivos por trás podem ser variáveis. “Pode ter sido algo pontual, ativado pelo estresse de estar numa situação exposta e julgada de maneira constante como em um reality show ou ter alguma psicopatologia mais importante por trás como transtorno de ansiedade generalizada, burnout, transtorno do pânico, entre outros”, pontua.
Quais os sintomas de crise nervosa?
Dentre os principais sintomas de uma crise nervosa, destacam-se:
- Agitação
- Pessimismo
- Taquicardia
- Vontade de gritar
- Sudorese
- Tensão muscular
- Medo constante
- Tremor
- Dificuldade de respirar
- Choro excessivo
Leia também: Crise de ansiedade coletiva: saiba o que é e como acontece
“Nenhuma crise isolada pode ser considerada o suficiente para que a pessoa seja diagnosticada. No entanto, em caso de comportamentos padrões estarem alterados, envolvendo irritações com qualquer coisa, sente sentimentos mistos constantes sem razão aparente e crises repetitivas, é de extrema importância buscar ajuda profissional”, finaliza a psicóloga.
Saiba mais: Psicoterapia: o que é, tipos, benefícios e quando procurar