Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO exercício abdominal é usado para o fortalecimento dos músculos da região e também pode ajudar na perda calórica. Por isso, praticar variações de abdominais regularmente é ótimo para definir o abdômen, mas isso deve ser aliado à prática de outros exercícios e a uma alimentação balanceada para os resultados esperados.
Saiba mais: Abdominais: 9 mitos e verdades que você PRECISA saber
Afinal, quantos abdominais devo fazer por dia?
Segundo o personal trainer Matheus Vianna, o abdominal pode ser feito todos os dias, desde que seja com volume e intensidade de treino variadas para não sobrecarregar a musculatura.
“Caso deseje realizar abdominal todos os dias, opte por realizar de 3 a 4 séries de 15 a 20 repetições. De dois a três dias, mais intensos e nos outros dias mais leves. Além disso, realizar algumas variações do exercício para trabalhar diferentes regiões do abdômen e torná-lo harmonioso também pode trazer ótimos resultados”, explica o especialista.
Saiba mais: 6 exercícios que equivalem aos abdominais comuns
Benefícios do abdominal
Os benefícios que os exercícios abdominais podem proporcionar incluem:
- Fortalecimento do core, ajudando a melhorar também a estabilidade e o equilíbrio
- Ajuda a tonificar a região abdominal, reduzindo a gordura e definindo a barriga
- Melhora a eficiência de movimentos em diversas atividades, como levantamento de peso
- Abrange uma grande variedade de exercícios e facilidade de execução, sem a necessidade de equipamentos especiais
Saiba mais: Prancha isométrica ou abdominal: qual é mais eficiente?
Como fazer abdominais corretamente?
Existem diversas formas de fazer abdominais e inúmeras variações. A seguir, confira como fazer o exercício de abdominal básico corretamente:
Deite-se em um tapete ou superfície confortável e flexione os joelhos, mantendo os pés firmementes apoiados no chão, afastados na largura dos quadris. Coloque as mãos atrás da cabeça, entrelaçando os dedos suavemente ou mantendo os atrás das orelhas
Mantenha o abdômen contraído e inicie o movimento, elevando o tronco em direção aos joelhos sem curvar a coluna, apenas com a força do abdômen. Retorne de forma controlada e mantendo a coluna estável.
Saiba mais: Como perder gordura abdominal sem perder bumbum