Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Com pronúncia fácil e significados encantadores, os nomes de bebês mais populares do momento podem ser opções ideais para quem está se preparando para escolher o nome da princesa da família. Para te ajudar nessa grande escolha, o MinhaVida listou alguns nomes para meninas que são tendência no Brasil e seus significados!
Lorena: tem origem no francês Lorraine e quer dizer "reino de Lotário". Lotário, por sua vez, vem do germânico Hlodohari e quer dizer "o reino do guerreiro famoso".
Alice: tem origem a partir dos nomes em francês Adaliz, Alesia e Aliz, utilizados como diminutivo do nome Adelaide, que possui origem germânica e significa "de qualidade nobre".
Helena: o nome mais popular no Brasil dos últimos anos, Helena tem origem com o grego Heléne e significa "a reluzente", "a resplandecente".
Isadora: possui origem no grego Isídoros, que quer dizer "presente", "dom" ou "dádiva". O nome Isadora é considerado uma homenagem a Ísis, a deusa egípcia da maternidade e da fertilidade.
Melissa: doce e com sonoridade agradável, o nome surge a partir da palavra grega mélissa, que quer dizer "abelha".
Esther: é a versão original em hebraico do nome Ester e possui origem no latim Stella, que quer dizer "estrela".
Sarah: com origem hebraica, surgiu do termo sarár, que quer dizer "ele governou". Assim, tem o sentido de "a filha do rei", "princesa".
Ananda: é um nome que possui origem no sânscrito a partir de anand, palavra que significa “alegria”, “êxtase”, "felicidade'' ou “felicidade suprema”.
Gabriela: é a variação feminina de Gabriel, que possui origem hebraica e significa "mulher de Deus", "mulher forte de Deus" ou "fortaleza de Deus".
Paula: possui origem no latim paulus e quer dizer "pequena", "de baixa estatura".
Elisa: é considerada a forma encurtada de Elisabete, nome de origem hebraica que surgiu a partir de Elishebba, que possui os significados de "Deus é juramento", “Deus é abundância” ou “promessa divina”.
Clara: tem origem a partir da palavra em latim clarus, que surge a partir de um adjetivo que carrega os significados de "brilhante", "clara", "luminosa" ou "ilustre".
Rebeca: vem do hebraico Ribhqah, que literalmente significa "união", "ligação", "aquela que une".
Marina: simples e bonito, surge a partir da palavra em latim marinus, que significa “do mar” ou “marinho”.
Susana: tem origem a partir do hebraico Shoshannah, derivado da palavra shoushan, que significa “lírio” ou “açucena”.
Catarina: possui origem no nome grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa "pura, casta".
Elissandra: é uma variação do nome Elizandra e possivelmente uma variante de Lizandra, que surgiu do grego Lysandros e significa "aquela que liberta os homens", "libertadora dos homens", "protetora do homem".
Letícia: possui origem no latim Laetitia, que quer dizer “alegria, prazer, felicidade”. Por extensão, o nome recebe os significados de "mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".
Sophia: tem origem no grego sophia, que quer dizer literalmente “sabedoria” e "sabedoria divina".
Nicole: lindo e delicado, é a variante feminina francesa do nome de origem grega Nicolau. Ele, por sua vez, surgiu a partir do grego Nikólaos, que significa “a que vence com o povo” ou “a que conduz o povo à vitória”.
Luna: tem origem a partir da palavra em latim luna, que significa literalmente "lua". Por extensão, o nome também recebe os significados de “a iluminada” e “a feminina”.
Sabrina: com inúmeras possibilidade de origem, o nome Sabrina pode ter os seguintes significados: “princesa”, “cactus espinhoso”, “como o sabre”, “a que é da fronteira”, “paciência”.
Jamile: é a versão feminina de Jamil, nome de origem árabe que significa "bonito" ou "belo". Logo, Jamile significa “bonita”, “bela”, “formosa”, “linda”.
Leia: tem origem no nome hebraico Leah, que significa “vaca selvagem”, e está relacionado com a palavra árabe láan.
Aurora: com origem no latim, significa "o nascer do sol", "o raiar do dia", “amanhecer”, “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”.
Fernanda: forte e imponente, vem do germânico Ferdinand, que quer dizer "ousada para atingir a paz".
Melina: vem do grego Melitinna, cuja raiz é meli e significa “mel”. Por extensão, o nome recebe os significados de "doce como o mel", "mulher doce".