Nutricionista especialista em nutrição clínica e bariátrica da Clínica Gastro ABC.
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A ureia é um composto gerado pelos rins a partir das proteínas consumidas na alimentação. Se produzida em excesso, a substância pode indicar problemas na função renal, que podem levar ao desenvolvimento de doenças renais.
Uma forma de controlar os níveis da ureia é por meio de uma alimentação saudável, já que as propriedades de diversos ingredientes, como é o caso das frutas, podem auxiliar na limpeza dos rins e, consequentemente, levar à redução da ureia.
Segundo Amanda Santos Lima, nutricionista especialista em nutrição clínica e bariátrica da Clínica Gastro ABC, frutas ricas em vitamina C são importantes aliadas na limpeza dos rins pois possuem uma substância chamada citrato.
Saiba mais: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio
“[As frutas com citrato] ajudam na prevenção de pedras nos rins, que se formam devido a uma alimentação com grandes concentrações de alimentos ricos em sódio”, explica.
Outras frutas indicadas para baixar a ureia são as com propriedades antioxidantes e fontes de água.
“As propriedades antioxidantes ajudam na prevenção de infecções urinárias e também na concentração de cristais de cálcio. As frutas que têm alto teor de água auxiliam na hidratação ajudando na diminuição dos resíduos causados pela má alimentação”, informa Amanda.
Dessa forma, as frutas mais indicadas segundo a nutricionista são:
Saiba mais: Cúrcuma faz mal para os rins? Veja para quem não é seguro consumir
O que não consumir
A nutricionista aponta que consumir pouca água e ingerir os seguintes alimentos em excesso pode prejudicar a função renal:
- Alimentos enlatados
- Linguiça
- Salsicha
- Muçarela
- Salame
- Salgadinhos de pacote
- Alimentos ou refeições pré-prontas
- Biscoitos recheados
- Alimentos em conserva
- Alimentos descritos como light