Especialista em nutrição clínica e Terapeuta Nutricional comportamental.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O Whey Protein é um suplemento alimentar feito à base da proteína do leite muito usado por quem malha e busca ganhar massa muscular. No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que, para além do auxílio no aumento de massa magra, o Whey Protein pode ser um excelente aliado de quem deseja emagrecer se for acompanhado de uma boa alimentação e de atividades físicas regulares.
“Proteínas são nutrientes que auxiliam na saciedade, por isso, em uma alimentação para emagrecer, seu consumo se faz necessário. Sabemos que comer proteína não é tão prático, por isso usar o whey proteína como opção nas dietas de emagrecimento é uma excelente alternativa”, fala Priscila Reis, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Vale frisar que, apesar de poder beneficiar o processo de emagrecimento devido à sensação de saciedade, o Whey Protein é um suplemento calórico. Portanto, para que ele ajude, efetivamente, na perda de peso, é preciso manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Leia também: Essa é a quantidade de tempo que você precisa dedicar aos exercícios físicos se quiser viver mais, segundo Harvard
Qual é a quantidade ideal de whey protein?
Não existe uma quantidade específica de Whey Protein para quem está passando pelo processo de emagrecimento. Priscila explica que, antes de incluir o suplemento na dieta, é preciso marcar uma consulta com um profissional da área nutricional para entender a dose ideal e quais adequações na dieta e na rotina precisam ser feitas para que se conquiste o resultado desejado.
“Um acompanhamento individualizado é fundamental para que o nutricionista possa inserir na rotina de alimentação do paciente as doses de Whey Protein ideais para o objetivo dele”.
Em relação ao melhor horário para tomar Whey Protein, a especialista recomenda: antes das principais refeições do dia, como almoço ou jantar. Isso porque o suplemento, apesar de calórico, traz muita sensação de saciedade, tende a diminuir a fome e, consequentemente, diminui a ingestão calórica diária.
Leia também: Creatina engorda? Como tomar o suplemento da forma correta
O Whey Protein pode substituir uma refeição?
Apesar de ser rico em proteínas e ser benéfico para a saúde, o Whey Protein não deve ser utilizado para substituir uma refeição. O suplemento, na verdade, deve ser visto como um ingrediente complementar a outras receitas, deixando-as mais proteicas e, consequentemente, mais favoráveis ao emagrecimento.
Ao MinhaVida, a nutricionista Priscila Reis lista algumas opções de receitas para fazer com Whey Protein:
1 - Panqueca
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 banana madura
- 1 scoop de Whey Protein
- 1 colher (sopa) de óleo de coco)
Como preparar
Em um recipiente, amasse a banana e misture com os ovos. Em seguida, acrescente o Whey Protein e frite com o óleo de coco em fogo baixo, até dourar os dois lados da panqueca.
2 - Omelete
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 scoop de Whey Protein
- 1 colher (sopa) de queijo cottage
- Sal a gosto
Como preparar
Em uma vasilha, misture os ovos até ficarem homogêneos. Em seguida, adicione o Whey Protein e o queijo cottage e misture bem. Em uma frigideira quente, coloque um fio de óleo e frite a mistura até dourar.
3 - Shake
Ingredientes
- 1 banana congelada
- 7 morangos congelados
- 1 scoop de Whey Protein
- Leite a gosto
Como preparar
Corte a banana e os morangos em pedaços e os despeje em um liquidificador. Em seguida, adicione o Whey Protein e o leite e bata tudo. Beba gelado!
Saiba mais: Benefícios do Whey Protein: tem efeito detox e é antioxidante