Personal trainer da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e criador do método Performance+. Com o objetivo de cuidar...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Sabe aquela sensação de que o corpo está mais definido e musculoso após um treino de musculação? Esse efeito é chamado de pump muscular, termo bastante utilizado no universo fitness. Mas o que causa o pump muscular? O fenômeno tem alguma influência nos resultados da hipertrofia? Entenda!
O que é o pump?
O pump muscular se caracteriza pelo inchaço dos músculos após a prática de exercícios de força, como explica Matheus Vianna, personal trainer da equipe do Instituto Nutrindo Ideais. “Isso acontece porque o fluxo sanguíneo é direcionado para a região que foi mais treinada e estimulada naquela sessão e dá a sensação de aumento no volume muscular”, informa.
Normalmente, o efeito ocorre após um alto número de repetições com curtos períodos de descanso, o que causa um aumento do fluxo sanguíneo.
Saiba mais: 5 benefícios do suco de beterraba como pré-treino
O pump muscular influencia nos resultados?
Há quem acredite que o pump ajuda no ganho de massa muscular, favorece o desenvolvimento de músculos e ajuda na hipertrofia. No entanto, o especialista afirma que essa é uma ideia equivocada e que o pump não influencia nos resultados do treino, sendo apenas um efeito momentâneo.
“O pump muscular não tem nada a ver com crescimento muscular, conhecido também como hipertrofia. O pump é um processo natural que acontece durante o treinamento. Hipertrofia irá acontecer a longo prazo e com uma boa dieta em conjunto”, esclarece.
Saiba mais: Nutricionista revela suas 5 frutas preferidas para ganhar massa muscular
Como ter hipertrofia muscular?
O ganho de massa muscular por meio da hipertrofia vai depender de fatores como:
- Treinos orientados por um profissional, com exercícios de força como musculação, pilates, treino funcional, entre outros
- Acompanhamento alimentar com uma dieta rica em proteínas magras, carboidratos integrais, frutas e verduras
- Uso de suplementos alimentares como Whey Protein e creatina, sob orientação médica