Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Com alto valor nutricional, capaz fortalecer o sistema imunológico e prevenir uma série de condições, a laranja é uma das maiores representantes das frutas cítricas. Além dos antioxidantes poderosos, como a vitamina C, ela também se destaca pela quantidade de fibras, que são indispensáveis em uma alimentação equilibrada.
Para se ter uma ideia, a laranja contém 2.4 gramas de fibras totais, sendo dessas:
- 1.4 gramas de fibras insolúveis: não são dissolvidas em água nem metabolizadas completamente pelas bactérias da microbiota intestinal. Quando elas chegam ao intestino, conseguem aumentar o volume das fezes, favorecendo o trânsito intestinal
- 1 grama de fibra solúvel: são aquelas capazes de serem dissolvidas em água, formando um gel que permanece por mais tempo no estômago, prolongando a sensação de saciedade
O MinhaVida conversou com especialistas e reuniu os principais benefícios da laranja para a saúde e algumas receitas para você preparar em casa. Confira!
1. Fortalece o sistema imunológico
A laranja se destaca por nutrientes como vitamina C e vitamina A, que desempenham um papel fundamental no bom funcionamento das defesas do organismo. Elas estimulam a produção de glóbulos brancos, que são células de defesa produzidas pela medula óssea para defender o corpo contra doenças, infecções e alergias.
2. Alivia os sintomas de resfriados e gripes
A laranja é uma ótima aliada contra gripe e resfriados, uma vez que é rica em vitaminas C e A, além de flavonoides e betacarotenos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater os sintomas — como tosse, coriza, espirro e mal-estar. O consumo frequente da fruta também pode ajudar a prevenir infecções.
3. Facilita a digestão
Além dos antioxidantes, a laranja contém fibras que ajudam na produção e liberação de sucos digestivos, que contribuem para a digestão e reduzem a azia e a sensação de inchaço. Ele é uma ótima opção como sobremesa.
"Por ser uma fruta rica em fibras e água, a laranja tem a capacidade de melhorar a motilidade intestinal, fazendo com que ocorra a regularidade do processo de evacuação, pois ajuda a amolecer as fezes", acrescenta Amanda Santos Lima, nutricionista especialista em nutrição clínica e bariátrica da Clínica Gastro ABC.
4. Retarda o envelhecimento
Por ser rica em antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos, como a vitamina C e o betacaroteno, a laranja é capaz de combater a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo, responsáveis pelo envelhecimento da pele, de acordo com Angélica Grecco, nutricionista da Clínica Dr. Eduardo Grecco.
Para somar, a vitamina C é uma aliada na produção de colágeno, que diminui a flacidez e o surgimento de rugas e linhas de expressão.
5. Controla a pressão arterial
A laranja contém boas quantidades de potássio, segundo Angélica, que ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação de sangue. Isso ajuda a amenizar a pressão dentro das artérias, sendo útil especialmente para pessoas com pressão alta.
6. Previne pedra nos rins
Laranja é uma fruta cítrica que contém citrato na composição, um composto responsável por se ligar ao excesso de cálcio no organismo e eliminá-lo na urina — prevenindo a formação de cálculos renais. Nesse caso, o ideal é o consumo do suco da fruta.
7. Ajuda a emagrecer
Além de úteis para manter o bom funcionamento do intestino, as fibras da laranja contribuem para manter a sensação de saciedade por mais tempo — reduzindo o apetite e a ingestão de calorias.
8. Previne o surgimento de câncer
A alta quantidade de antioxidantes na laranja torna-a importante na dieta para prevenir doenças como o câncer. Os compostos combatem os danos celulares causados pelos radicais livres, que podem levar à alterações nas células e guiar para o desenvolvimento de câncer.
Como incluir a laranja na dieta?
A melhor maneira de consumir a laranja é em sua forma in natura, logo após ser cortada, uma vez que a vitamina C oxida e se perde com facilidade — de modo que os benefícios da fruta não sejam completamente aproveitados. De acordo com Angélica, o recomendado é consumir de 1 a 2 laranjas por dia.
Por ser muito versátil, a laranja pode ser incluída na preparação de sucos e chás (através de suas cascas), que podem ajudar a manter o corpo hidratado. No entanto, eles devem ser consumidos sem adição de água (no caso do suco) ou açúcar, para que os nutrientes sejam bem aproveitados.
Conheça algumas receitas saudáveis com laranja: