Nutricionista Funcional Integrativa e Fitoterapia Funcional com graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Campi...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iA dieta low carb é um tipo de plano alimentar que envolve o consumo diário de baixas quantidades de carboidratos, aumentando assim o consumo de proteínas e de gorduras saudáveis.
A ideia básica é minimizar alimentos ricos em açúcares e amidos, como pães, massas, arroz, batatas e doces, enquanto se concentra em alimentos como carnes, peixes, ovos, vegetais e gorduras naturais.
Existem várias variações da dieta low carb, desde planos restritivos, como a dieta cetogênica, até abordagens mais flexíveis, que permitem um consumo maior do nutriente.
“O objetivo com isso é potencializar o equilíbrio metabólico e o emagrecimento, sendo esta uma ferramenta efetiva quando explorada pontualmente, por curtos períodos e contendo escolhas alimentares de qualidade”, explica a nutricionista Mariana Moretti, da Clínica Mantelli.
Por ser muito popular, a dieta low carb muitas vezes é envolvida em mitos que atrapalham os ganhos desejados. Por isso, o MinhaVida selecionou 7 mitos e verdades da dieta low carb para você conhecer. Confira!
Leia mais: Dieta mediterrânea: o que é, como fazer e benefícios
Mitos e verdades da dieta low carb
1. Pode comer o que quiser na dieta low carb (menos carboidratos)
MITO
Não é só porque a pessoa está consumindo quantidades reduzidas de carboidratos que poderá consumir outros alimentos de forma irrestrita. Por exemplo, alimentos como os embutidos (salsichas, linguiças, bacon) são ricos em sódio e em aditivos que prejudicam a dieta.
2. É necessário eliminar completamente os carboidratos em uma dieta low carb
MITO
Embora a restrição de carboidratos seja o princípio básico da dieta low carb, não é necessário eliminar completamente os carboidratos. É possível incluir pequenas quantidades de carboidratos provenientes de vegetais e outras fontes ricas em fibras. Além disso, ficar longos períodos sem comer nenhum carboidrato pode trazer prejuízos à saúde, principalmente sem acompanhamento profissional.
Leia mais: Cutting: dieta para perder o máximo de gordura e o mínimo de massa muscular
3. A dieta low carb pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2
VERDADE
Reduzir a ingestão de carboidratos pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue e reduzir a necessidade de medicação em pessoas com diabetes tipo 2. Porém, isso deve ser feito com acompanhamento médico e nutricional, para que as quantidades adequadas às suas necessidades sejam equilibradas.
4. O tipo de carboidrato consumido não faz diferença, desde que as quantidades sejam respeitadas
MITO
O ideal é priorizar apenas o consumo de carboidratos ricos nutricionalmente, como vegetais, cereais integrais e frutas. Produtos ricos em açúcar e farinha branca, por exemplo, devem ser reduzidos drasticamente ou mesmo evitados completamente, mesmo que estejam dentro das quantidades indicadas para o dia.
5. Pode melhorar os níveis de lipídios no sangue
VERDADE
Algumas pesquisas mostraram que a dieta low carb pode aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir os triglicerídeos, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Mas, para isso, as escolhas alimentares também importam, sendo indicado o consumo de boas fontes de proteínas, como carnes “magras”, e de gorduras, como oleaginosas e azeite, por exemplo.
6. Todas as pessoas perdem peso rapidamente com uma dieta low carb
MITO
Embora muitas pessoas experimentem uma perda de peso inicial rápida com uma dieta low carb devido à perda de água e redução de calorias, a taxa de perda de peso pode variar entre os indivíduos e pode diminuir ao longo do tempo. Além disso, a perda de peso depende de outros fatores, como as escolhas alimentares, prática regular de exercícios físicos e boas noites de sono.
7. Pode fazer dietas restritivas de carboidrato por tempo indeterminado
MITO
Se a dieta está muito restrita de carboidratos, ela não deve ser mantida por longos períodos sem a ingestão deste macronutriente. “Um erro comum é explorar esta prática pontual como um estímulo contínuo, o que pode desencadear grandes desequilíbrios nutricionais”, fala a nutricionista.
Leia mais: Frutas para baixar triglicerídeos: veja o que incluir na sua dieta
O que emagrece rápido e o que faz mal na dieta low carb?
Não existem fórmulas mágicas para o emagrecimento rápido. Uma dieta muito restritiva em carboidratos até pode trazer uma perda de peso inicial rápida, mas muito dessa perda vem da eliminação da água corporal.
O que realmente funciona para emagrecer é a consistência no plano alimentar individualizado, assim como a prática regular de atividades físicas.
Já o que faz mal, segundo a nutricionista, é restringir demais o consumo de carboidratos diários, principalmente sem orientação especializada.
“Sua prática por longos períodos pode gerar carências nutricionais, desequilíbrios na microbiota intestinal, compulsão alimentar, além de um efeito platô quando o objetivo envolve emagrecimento”, finaliza.