Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia, pós-graduanda em endocrinologia e nutrição, especializa...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Que uma boa alimentação ajuda muito a manter a saúde em dia, muita gente já sabe. Mas existem, também, alimentos anti-inflamatórios que, para além de garantir a nutrição necessária para o bom funcionamento do organismo, podem ser excelentes aliados para prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo para tratar algumas condições de saúde.
Para quem deseja usufruir de uma alimentação rica em ingredientes com ação anti-inflamatória, sem gastar tanto no mercado, basta incluir na dieta os 3 alimentos citados por Fernanda Esquitino, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais — Gengibre, tahine e aveia.
Leia também: 8 alimentos que previnem as linhas de expressão
Como esses alimentos ajudam a combater um processo inflamatório?
1 - Gengibre
O gengibre é uma das raízes mais acessíveis do país, tanto pelo preço, quanto pela oferta. Quando se trata de uma dieta anti-inflamatória, o gengibre é bem lembrado, pois ele é um alimento fonte de gingerol, substância que atua de forma antiséptica no corpo, combatendo microorganismos.
“O gengibre também ajuda o estômago a produzir mais suco gástrico, isso faz com que a digestão e absorção de nutrientes seja mais eficiente. E como se já não bastasse, ele ainda ainda tem efeitos sobre o controle de glicose no sangue, o que proporciona uma melhora de peso e, consequentemente, menos inflamação”, completa a nutricionista.
2 - Tahine
O Tahine trata-se de uma pasta de gergelim que é bastante popular na culinária árabe e que pode ser muito útil em relação ao combate à uma inflamação. “Esse alimento é fonte de vitaminas do complexo B e alguns minerais como cobre e ferro. Quando melhoramos o aporte desses nutrientes, naturalmente, nosso corpo fica menos inflamado. Outro ponto interessante, é que o gergelim é fonte de substâncias como triptofano, que é um aminoácido importante para regular os neurotransmissores e a ansiedade”, conta Fernanda Esquitino.
Leia também: Comida que ajuda a emagrecer: esses 7 alimentos que podem acelerar seu metabolismo
3 - Aveia
A aveia, que é queridinha por quem costuma dar uma atenção especial para o bem-estar e a saúde como um todo, também se destaca como um ótimo anti-inflamatório natural.
“Por ser fonte de beta glucanas, que é um tipo de fibra solúvel, a aveia é excelente para melhorar a saúde do intestino, isso porque essa fibra ajuda na saciedade e no combate à constipação, por isso atua como um alimento anti-inflamatório para o nosso organismo. Além disso, a aveia ajuda a controlar os níveis de LDL ( colesterol ruim) e, consequentemente, a melhorar todo o processo inflamatório do corpo”.
Leia também: 13 alimentos para baixar o colesterol alto
Receitas com alimentos anti-inflamatórios
À pedido do MinhaVida, a nutricionista Fernanda Esquitino separou três receitas no qual os três alimentos anti-inflamatórios baratos (Gengibre, tahine e aveia) são protagonistas. Confira abaixo!
1 - Molho de gengibre para saladas
Ingredientes
- 1 lasca de gengibre (espessura do dedo)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 ⁄ 2 limão espremido
- Orégano a gosto
- Sal rosa a gosto
Como preparar
Rale o gengibre e, em um recipiente, misture com os demais ingredientes. Sirva por cima da salada ou da proteína.
2 - Pão de tahine
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de tahine
- 2 ovos de galinha ou 10 ovos de codorna
- 1 colher (sobremesa) de fermento
- Sal a gosto
- Sementes de linhaça/gergelim
Como preparar
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até a massa alcançar um ponto homogêneo. Adicione a mistura em forminhas de cupcake ou faça panquecas em uma frigideira. Decore com o restante das sementes de linhaça e/ou gergelim.
3 - Overnight de aveia sem glúten
Ingredientes
- 200ml de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 1 colher (sobremesa) de geleia 100% fruta
- 4 morangos picados
- 1 colher (sobremesa) de nibs de cacau
Como preparar
Em um pote de vidro com tampa, misture bem o leite de coco com a aveia e deixe na geladeira da noite para o dia. No dia seguinte, acrescente os quatro morangos picados. Finalize a receita com a geleia e os nibs de cacau.
Leia mais: 9 receitas com aveia para comer no lanche da tarde
Quais alimentos pioram uma inflamação?
Existem uma série de alimentos que podem piorar a inflamação. Dentre os principais, Fernanda Esquitino destaca:
- Industrializados (como salgadinhos e macarrão instantâneo)
- Temperos prontos
- Doces feitos com açúcar refinado
- Refrigerantes
- Álcool
Saiba mais: Alimentos que inflamam o corpo existem mesmo? Médico explica