médico com foco em emagrecimento, rejuvenescimento, longevidade e vida saudável. Especializado em emagrecimento saudável...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já parou para pensar se seria possível viver sem tomar nenhum tipo de remédio? Parece um conceito bem distante em uma era em que comprimidos e receitas médicas são uma parte comum da rotina de muita gente. Mas e se houvesse uma abordagem diferente para lidar com as doenças, uma que não dependesse exclusivamente de medicamentos?
A revista Nature publicou estudos clínicos que mostram que seguir uma dieta adequada proporciona vários benefícios para a manutenção da saúde, além de prevenir uma série de doenças. O MinhaVida entrevistou o endocrinologista Cristiano Merheb para entender se é realmente possível.
É possível viver sem tomar remédio?
Muita gente prefere investir em uma solução rápida para tratar os problemas de saúde, desde uma dor de cabeça até um resfriado. Mas será que é realmente necessário tomar um monte de remédios com certa frequência? Cristiano afirma que não e acredita que é completamente possível levar uma vida sem a necessidade de tomar nenhum tipo de medicamento:
“Ou você anda pelo caminho da saúde, com um estilo de vida adequado e saudável, ou você anda pelo caminho da doença. A vida sem remédios é muito mais simples, desde que você tenha um bom equilíbrio psicológico, adote bons hábitos de vida e se alimente bem, com comida de verdade, sem restrição de calorias”, opina.
Infelizmente, nem todos na sociedade têm acesso a uma alimentação de qualidade, como a recomendada pelo médico. Por isso, a implementação de políticas públicas de alimentação, como os planos de desonerar alimentos saudáveis na reforma tributária, é extremamente positiva, pois busca garantir que mais pessoas tenham acesso a uma alimentação adequada e saudável.
Má alimentação pode causar problemas de saúde
A forma como nos alimentamos pode ter um impacto direto na nossa saúde. Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para garantir o bom funcionamento do corpo. Mas sabemos que essa nem sempre é a realidade de muitas pessoas.
O endocrinologista explica que se você tratar mal o seu organismo, consequentemente, ele vai desenvolver problemas. Uma rotina alimentar pouco saudável aumenta o risco de obesidade, doença coronária e a diabetes tipo 2, por exemplo, e é nesse momento que entram os medicamentos, com o objetivo de tratar uma doença já existente no organismo.
O especialista em emagrecimentos ainda alerta: “Tratar a essência é ter uma rotina alimentar balanceada, composta por carnes, vitaminas, minerais, fibras, verduras, frutas e vegetais. Já as consequências podem ser mascaradas por remédios, que não curam”.
Leia mais: Alimentação balanceada mantém o fígado saudável e o corpo livre de toxinas
Tomar remédio não é sinônimo de saúde
É importante compreender que levar uma vida saudável não está relacionado com o consumo de comprimidos - muito pelo contrário, conforme afirma Cristiano. “Quanto mais fármacos uma pessoa ingere, mais doente ela está”, garante.
A saúde, na verdade, está diretamente ligada com uma rotina de hábitos saudáveis, dentre eles: uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, sono adequado e cuidados com a saúde mental. Ao adotarmos um estilo de vida saudável, é possível reduzir a necessidade de medicamentos e potencializar a qualidade de vida.
De acordo com o endocrinologista, a chave para o sucesso é enxergar o paciente como um todo e, a partir da alimentação adequada, garantir biologicamente a manutenção da saúde a longo prazo.
“Não tem nada a ver com remédios ou com a redução de calorias, mas, sim, com um tratamento metabólico que possa corrigir o desequilíbrio alimentar. As pessoas precisam saber o que é comida de verdade. O industrializado e o refinado não servem para nada”, pontua o especialista.
Leia também: Alimentação saudável pode diminuir hipertensão arterial