Graduado em Medicina (1972) pela Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP – instituição federal, onde fez residência em C...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
De acordo com dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 2.804 médicos de todo o país se inscreveram para atuar como voluntários no atendimento das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha de voluntariado está sendo organizada pelo órgão federal em conjunto com conselhos regionais.
Conforme as informações publicadas pelo CFM, entre os voluntários há profissionais habilitados para atendimentos básico, especializado, em UTI e medicina legal. Grande parte dos inscritos possuem entre 26 a 35 anos, sendo a maioria de São Paulo (738), Minas Gerais (329) e do Rio Grande do Sul (264). Além disso, 59% dos médicos possuem experiência em calamidade pública.
Os nomes dos voluntários foram repassados ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e ao governador Eduardo Leite. A expectativa é de que as autoridades cuidem de toda logística — transporte, hospedagem, alimentação — que envolve a estadia dos profissionais na região Sul.
A campanha de voluntariado ocorre em meio ao temor de que uma onda de doenças transmissíveis pela água dos alagamentos possa começar a se manifestar na população, como a leptospirose.
Saiba mais: Como fazer a profilaxia da leptospirose para pessoas em situação de enchentes
Transmissão de doenças nas enchentes
O contato com água contaminada de enchentes pode acarretar em uma série de doenças, sendo a leptospirose uma das mais graves. “A cada dez pessoas que contraem a doença, duas morrem”, afirmou o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp, em entrevista prévia ao MinhaVida.
De acordo com o especialista, os principais sintomas da leptospirose são:
- Febre alta
- Dores no corpo
- Infecções na panturrilha
- Olhos amarelados
Outras doenças que podem ser transmitidas no contato com a água contaminada são:
- Virose
- Hepatite A
- Micose
- Infecções virais
- Febre tifóide
- Tétano
- Dengue
Saiba mais: Sintomas da dengue 2024: do que pacientes têm se queixado
Como se proteger?
Algumas orientações podem ajudar a se proteger contra a transmissão dessas doenças, como:
- Evite ao máximo o contato com água da enchente
- Ande sempre com calçados fechados
- Ao entrar em locais inundados, utilize botas e luvas de borracha
- Higienize as mãos com frequência
- Utilize repelentes
- Mantenha os alimentos e a água potável longe da água contaminada