Médico formado pela Universidade Federal Fluminense, especializado em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e possui...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iPossui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991), residência e especial...
iO que é Leptospirose?
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais. Essa bactéria é transmitida ao ser humano pelo contato com a pele e pode estar presente na água das enchentes. Febre, dor de cabeça e dores pelo corpo são alguns dos sintomas de leptospirose.
Causas
Transmissão da leptospirose
A transmissão da leptospirose ocorre quando as leptospiras penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
Situações de enchentes e inundações facilitam a contaminação pela bactéria, uma vez que a água contaminada pela urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes.
Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar com a leptospiras e desenvolver a doença. Já veterinários e tratadores de animais podem adquirir a doença pelo contato com a urina de animais doentes ou convalescentes.
Sintomas
Sintomas de leptospirose
Os sintomas da leptospirose podem ser confundidos com outras condições. Os principais sinais da doença são:
Nas formas mais graves da doença, os sintomas incluem icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar.
O paciente também pode apresentar hemorragias, meningite e insuficiências renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
Diagnóstico
O diagnóstico da leptospirose é realizado através da coleta do exame de sangue para consultar se há a presença de anticorpos para leptospirose (exame indireto) ou a de bactérias presentes na urina (exame direto). Os especialistas que podem diagnosticar a doença, são:
- Infectologista
- Clínico geral
A escolha do método laboratorial depende da fase evolutiva do paciente. Na primeira semana da doença (fase precoce) são solicitados:
- Exame direto
- Cultura
- Detecção do DNA pela reação em cadeia da polimerase (PCR)
Já na fase tardia:
- Cultura
- ELISA-IgM
- Microaglutinação (MAT)
Buscando ajuda médica
A pessoa que apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo alguns dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, como postos de saúde ou hospitais.
Tratamento
Tratamento de leptospirose
O tratamento da leptospirose é baseado no uso de medicamentos antibióticos e de outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.
Na fase precoce da doença, podem ser usados remédios como:
Já em na fase tardia, podem ser usados:
- Penicilina cristalina
- Penicilina G cristalina
- Ampicilina
- Ceftriaxona
- Cefotaxima
A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, já os quadros graves precisam de internação, a fim de evitar complicações e diminuir a letalidade. Se houver suspeita da leptospirose, deve-se procurar um serviço de saúde ou um especialista imediatamente e relatar o contato com a exposição de risco.
Tem cura?
A leptospirose tem cura e pode, até mesmo, sair do corpo do paciente sem intervenção médica nos casos mais leves devido à própria ação do sistema imunológico. No entanto, como em algumas situações é indicada a administração de medicamentos e quadros graves pedem por internação, é importante o acompanhamento médico.
Prevenção
Para o controle da leptospirose, são necessárias medidas de saneamento básico, tais como obras de abastecimento de água e coleta de esgoto e lixo, além de melhorias nas habitações humanas e o combate aos ratos.
Outro ponto para combater a leptospirose é evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
Saiba mais: Água de enchente pode causar doenças: veja como se proteger
Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
Como eliminar a leptospirose com água sanitária?
O hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser usado para desinfetar reservatórios de água.
A proporção para limpeza de locais e de objetos que entram em contato com lama e água contaminada é de um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água do reservatório (um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água).
Durante a limpeza e a desinfecção de locais onde houve inundação recente, deve-se também proteger pés e mãos do contato com a água ou lama contaminadas.
Como eliminar ratos?
Dentre as medidas de combate aos ratos, deve-se destacar o acondicionamento e o destino adequado do lixo e o armazenamento apropriado de alimentos. A desinfecção de caixas d'água e sua completa vedação são medidas preventivas que devem ser tomadas periodicamente.
As medidas de desratização consistem na eliminação direta dos roedores através do uso de raticidas e devem ser realizadas por equipes técnicas devidamente capacitadas.