Médico com formação em Medicina, pós-graduação em Endocrinologia e 12 certificados em Nutrologia na Abran. Além disso, é...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Durante o processo de emagrecimento, é comum que algumas dúvidas possam surgir. Por falta de acompanhamento e orientação de um profissional, alguns pacientes acabam recorrendo às informações encontradas na internet, que, em muitos casos, não são verídicas e dificultam a perda de peso.
Por isso, o MinhaVida reuniu 5 mitos sobre dietas que atrapalham o seu processo de emagrecimento para te ajudar a escapar de possíveis armadilhas. Confira!
Mitos que atrapalham a dieta
"Refrigerante zero não engorda"
Apesar dos refrigerantes diet ou zero concentrarem uma quantidade menor de calorias e açúcar, a bebida continua sendo prejudicial à saúde — principalmente se for consumida em excesso — por conter outros componentes químicos nocivos. “O consumo de adoçantes artificiais, frequentemente presentes nesses refrigerantes, pode influenciar o apetite e até mesmo afetar a microbiota intestinal”, explica o nutrólogo Rodrigo Neves.
Saiba mais: Dieta para perder barriga: veja cardápio para emagrecer
"Comer a cada 3 horas ajuda a emagrecer"
Há quem acredite que realizar refeições a cada 3 horas pode acelerar o metabolismo e assim ajudar na queima de calorias. No entanto, não existem comprovações científicas que provem que essa teoria é real. A aceleração do metabolismo está mais associada aos ingredientes que são consumidos, sendo recomendados alimentos termogênicos como pimenta e gengibre.
"Para emagrecer é preciso cortar os carboidratos"
Constantemente, os carboidratos são vistos como vilões das dietas e são os primeiros a serem deixados de fora do cardápio. No entanto, o nutricionista esclarece que, parar de consumir carboidratos pode não ser uma boa opção.
“Carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, e sua exclusão total pode levar a fadiga, irritabilidade e outros problemas de saúde. A chave é optar por carboidratos complexos, como grãos integrais, frutas e legumes, que são digeridos mais lentamente e oferecem mais saciedade, ao invés de carboidratos simples, como açúcares e farinhas refinadas”, recomenda.
"Comer à noite engorda"
Uma ideia muito difundida para quem quer emagrecer é de que comer à noite pode engordar. No entanto, esse conceito é falso, já que o ganho de peso não é provocado pelo horário da refeição, e sim pelos alimentos e a quantidade consumida.
"Pular refeições ajuda a emagrecer"
A perda de peso ocorre quando a quantidade de calorias consumida é menos do que o gasto energético do corpo. Por isso, há quem acredite que pular refeições, e consequentemente não consumir calorias, ajuda a perder peso. A ideia é errônea e, conforme explica Neves, pode atrapalhar o emagrecimento.
Saiba mais: 5 vilões da dieta que não te deixam emagrecer
“Pular refeições frequentemente leva ao aumento da fome, o que pode resultar em excessos alimentares mais tarde. Além disso, o metabolismo pode desacelerar como uma resposta à redução da ingestão de energia, tornando a perda de peso mais difícil a longo prazo”, afirma.