Mariangeles Berutti, graduada em psicóloga pela Universidade Católica Argentina. Pós-graduação em Necessidades educativa...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Marcar um encontro é um dos momentos mais importantes para quem busca conhecer novas pessoas. Junto com os sentimentos de êxtase e empolgação, geralmente, surge uma expectativa comum, conhecida pela sensação de “frio na barriga”.
Ao MinhaVida, Mariangeles Berutti, psicóloga do Fleury Medicina e Saúde, explicou que a ansiedade que antecede um encontro romântico tende a ser uma reação natural, pois sempre que uma pessoa fica exposta a uma situação importante ou nova, o corpo e o cérebro entram em um estado de alerta.
No entanto, a especialista frisa que a ansiedade que vem somada a um estresse desproporcional, gerando certos sintomas e empecilhos que dificultam a ida ao encontro, precisa de mais atenção.
“Quando a ansiedade está associada ao estresse, já passa a não ser saudável. Isso acontece quando ela gera um nível de angústia tão elevado, que impede o indivíduo de desenvolver determinada tarefa, como entrevista de trabalho, primeiro encontro e apresentação em público — neste caso, o quadro trata-se de um transtorno de ansiedade”.
Leia também: O que a ansiedade pode causar no corpo? 8 sinais físicos do transtorno psiquiátrico
Como controlar a ansiedade para ir a um encontro?
Para quem está de encontro marcado e apresenta uma ansiedade saudável — aquela que não gera estresse e não causa empecilhos ou excesso de medo em relação ao compromisso romântico, existem alguns macetes simples que podem ajudar. A psicóloga Mariangeles lista:
1 - Dormir bem
Uma boa noite de sono é fundamental para minimizar o nervosismo pré-encontro. Para além do bem-estar geral, o sono é responsável pela diminuição da produção de cortisol e adrenalina, hormônios diretamente envolvidos com o estresse e a ansiedade.
2 - Comer alimentos saudáveis
Uma alimentação balanceada é uma das principais chaves para o bem-estar físico e mental. Além de evitar problemas físicos como fraqueza, enjoo ou dor abdominal durante o encontro, alguns alimentos saudáveis podem diminuir os sintomas de ansiedade — é o caso dos que são ricos em propriedades anti-inflamatórias.
Leia também: Alimentos que ajudam (ou atrapalham) a cicatrização da pele
3 - Manter uma rotina
Uma rotina estável, com boa organização e horários bem estipulados, costuma manter, também, os pensamentos em ordem. Quando cada coisa está colocada em seu lugar, o medo e a preocupação tendem a vir com uma potência menor.
4 - Exercício físico regular
As atividades físicas são essenciais para manter a ansiedade e o estresse bem longe. A prática regular de exercícios favorece a liberação de determinadas substâncias do cérebro, como a endorfina, que proporciona a sensação de tranquilidade e relaxamento.
5 - Evitar cafeína
Para quem costuma sentir muita ansiedade antes de um encontro, uma das principais recomendações é evitar ou, ao menos, minimizar, o consumo de bebidas cafeinadas, como café, refrigerantes e energéticos. A cafeína é um estimulante responsável por aumentar a liberação da adrenalina, hormônio que gera a sensação de alerta e, possivelmente, de ansiedade.
Leia também: 6 alimentos do dia a dia que podem aumentar os sintomas da ansiedade
O que fazer com a ansiedade durante o encontro?
Segundo Mariangeles Berutti, algumas dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade durante um encontro são:
- Respiração profunda
- Pensar nos objetivos e pensamentos concretos, como “por que estou neste lugar?” ou “o que espero deste encontro?”
- Aceitar a ansiedade e compreender que é um sentimento esperado nessas situações
- Expressar e compartilhar a sensação de estresse diante da situação
- Se possível, procurar um lugar tranquilo para se acalmar
- Pensar que é um momento e que vai passar
- Conversar sobre temas que você entende e conhece, permitindo se sentir mais seguro na situação
- Marcar o encontro em um lugar que seja conhecido e confortável
- Se for um primeiro encontro, pensar que o outro, provavelmente, também está ansioso com a situação
A psicóloga destaca que é muito importante lembrar que quando a ansiedade gera angústia e impossibilita a realização de atividades do dia a dia, é preciso consultar um médico. “É imprescindível entender se é necessário medicação ou psicoterapia, bem como quais estratégias será preciso desenvolver para lidar com um possível quadro de transtorno ansioso”.
Saiba mais: Autoestima: significado, importância e como aumentar a sua