Dra. Letycia Lopes é médica pós-graduada em dermatologia. Em seus atendimentos, ela preza sempre pelo uso de técnicas mo...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando se fala em cuidados com a pele, normalmente pensamos no rosto, mãos, corpo, e esquecemos de uma área fundamental: o couro cabeludo. Essa é uma região que também precisa de atenção para se manter saudável e não comprometer o crescimento dos cabelos e, entre os cuidados que precisam ser feitos está a esfoliação capilar
Mas será que essa técnica faz bem para o couro cabeludo? Ela pode fazer o cabelo crescer? O MinhaVida entrevistou a dermatologista Letycia Lopes que esclareceu essas e outras dúvidas sobre a esfoliação do couro cabeludo.
Esfoliação no couro cabeludo: o que é e como fazer?
A esfoliação do couro cabeludo é como se fosse um procedimento de limpeza profunda. De acordo com a dermatologista, esse processo envolve a remoção de células mortas e o acúmulo de resíduos, como sebo e produtos capilares, do couro cabeludo.
“Promove uma limpeza mais profunda e saudável, estimula a circulação sanguínea e ajuda a manter o couro cabeludo equilibrado e sem caspa”, disse a profissional. Além disso, existem várias maneiras de fazer esse tipo de esfoliação:
- Esfoliantes físicos: são produtos que contêm partículas pequenas e granuladas, como açúcar, sal ou cascas de nozes trituradas. “Esses esfoliantes físicos são aplicados diretamente no couro cabeludo úmido e massageados suavemente em movimentos circulares por alguns minutos. Depois, basta enxaguar bem com água morna e lavar o cabelo como de costume”, explicou a médica.
- Escova de cerdas naturais: utilizar uma escova de cerdas naturais para massagear o couro cabeludo pode ajudar a remover suavemente as células mortas e estimular a circulação sanguínea. “Tudo o que você precisa fazer é escovar o couro cabeludo seco antes de lavar o cabelo, fazendo movimentos circulares e suaves”, recomendou Letycia.
- Produtos esfoliantes específicos: Existem no mercado produtos específicos para esfoliar o couro cabeludo, como shampoos esfoliantes e máscaras capilares esfoliantes. Esses produtos contêm ingredientes que ajudam a remover as impurezas e estimulam a renovação celular do couro cabeludo.
Leia também: Foliculite no couro cabeludo: o que é, como tratar e o que causa
Esfoliação no couro cabeludo pode ajudar o cabelo a crescer?
A esfoliação do couro cabeludo é um tratamento que faz toda a diferença na sua rotina de cuidados capilares. Entretanto, a dermatologista afirma que, mesmo ele não estando diretamente ligado ao crescimento do cabelo, pode promover benefícios para esse estímulo:
“Não há evidências científicas que comprovem que a esfoliação do couro cabeludo estimula diretamente o crescimento do cabelo. No entanto, a esfoliação pode ter benefícios indiretos que podem contribuir para um ambiente saudável para o crescimento capilar”, explicou.
Letycia ainda conta que, ao esfoliar o couro cabeludo, você remove o acúmulo de células mortas, resíduos de produtos capilares e excesso de sebo, que podem obstruir os folículos capilares.
“Isso ajuda a manter os folículos limpos e desobstruídos, permitindo que os fios cresçam de forma mais saudável e sem obstruções. Além disso, a esfoliação do couro cabeludo estimula a circulação sanguínea, o que pode melhorar a entrega de nutrientes e oxigênio aos folículos capilares. Essa melhora na circulação sanguínea pode fornecer um ambiente mais favorável para o crescimento e fortalecimento dos fios”, revelou a médica.
Contraindicação para a esfoliação do couro cabeludo
Não há dúvidas que a esfoliação do couro cabeludo pode trazer benefícios para a saúde dos fios, mas a dermatologista alerta que é importante considerar algumas contraindicações e precauções antes de realizar o procedimento.
“Se você possui sensibilidade ou irritação no couro cabeludo, feridas abertas, machucados na região, cabelos danificados e quebradiços ou se realizar a esfoliação em excesso, pode causar mais danos do que melhorias. É recomendado consultar um dermatologista ou tricologista antes de iniciar a esfoliação, especialmente se você tiver alguma condição preexistente”, finalizou a médica.
Leia mais: Dor no couro cabeludo pode ser um sinal de problemas sérios