Médica pediatra, segunda-secretária da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro da Câmara Técnica de Assessor...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA partir de agora, o ambiente escolar será uma oportunidade para manter a saúde das crianças em dia. Foi aprovado recentemente pelo senado, um projeto que institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas do país.
De acordo com a proposta, esse programa prevê que equipes de vacinação visitem as escolas públicas para oferecer vacinas a alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Agora o projeto vai passar pela aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Confira como o projeto irá funcionar:
Vacinação nas escolas públicas: veja como será feita
Se aprovado pela presidência da república, o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas será realizado por equipes de saúde de unidades próximas das instituições, seguindo o calendário da Campanha Nacional de Vacinação, divulgado pelo Ministério da Saúde.
Além de alunos e funcionários das redes de ensino, a proposta também permite que crianças e jovens que não são matriculados nas escolas e adultos da comunidade participem da vacinação.
O objetivo do projeto é aumentar a cobertura vacinal e ensinar para os estudantes a importância da vacinação, conforme explicou o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI):
"A presença de profissionais de saúde nas escolas também pode ser uma oportunidade profícua para educar os estudantes sobre a importância da imunização, assim como de medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde, fomentando a adoção de hábitos saudáveis desde a infância".
Leia também: Vacinas: tire oito dúvidas que surgem ao atualizar a carteirinha
Entenda a importância da vacinação para a saúde das crianças
A vacina é uma forma segura e comprovada de prevenir diversas doenças e os seus sintomas mais graves. Com apenas uma picadinha, você consegue ficar imune da Covid, dengue, sarampo, rubéola, caxumba, dentre outras patologias.
Segundo a pediatra Isabella Ballalai em entrevista anterior ao MinhaVida, “as vacinas são essenciais para deixar nosso organismo 100% blindado contra vírus e bactérias que ameaçam a nossa saúde”, ressaltou.
A vacinação estimula a produção de anticorpos e fortalece o sistema imunológico contra agentes patogênicos e, se tratando de crianças, a vacina cria uma base sólida de imunidade, desde cedo, que vai protegê-las ao longo da vida, reduzindo os riscos de infecção até a fase adulta.
Também é através da vacinação infantil que conseguimos criar uma barreira de proteção contra a propagação de doenças. Esse conceito é conhecido como “Imunidade de rebanho”: quanto mais pessoas vacinadas, menos chances dos vírus, bactérias ou germes circulares por aí.
Leia também: Vacinação: é preciso tomar todas as doses de uma vacina?