Formada pela Universidade São Camilo com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Já se sentiu cansado e sem muita disposição mesmo se alimentando durante todo o dia, sem pular nenhuma refeição? Isso pode ser sinal de que você está consumindo alimentos conhecidos como “ladrões de energia”.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem toda comida é eficiente quando se trata de reposição de energia no corpo. Leticia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que alimentos processados e pobres em nutrientes, além de não proporcionarem uma nutrição adequada, podem afetar negativamente a geração de energia e a disposição.
Leia também: Por que você deveria estar escolhendo as frutas mais feias do hortifruti
11 alimentos que prejudicam a disposição durante o dia
Para manter altos níveis de energia durante o dia, Leticia Canelada recomenda que se evite consumir alimentos como:
- Bolos
- Biscoitos
- Cafeína
- Refrigerantes
- Doces
- Massas refinadas
- Fast foods
- Margarina
- Bebidas alcoólicas
- Salgadinhos
- Temperos prontos que contenham glutamato monossódico (MSG)
“Se você tem intolerância à lactose, sensibilidade não celíaca ao glúten e/ou sensibilidade à caseína A1, também é ideal evitar leite, queijos brancos, iogurtes, alimentos feitos com farinha de trigo e quaisquer produtos derivados do leite de vaca’, orienta a nutricionista.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Como esses alimentos interferem nos níveis de energia e na disposição?
Ao MinhaVida, Leticia Canelada explicou o porquê dos alimentos citados acima serem prejudiciais à energia e à disposição. Confira:
- Bolos, biscoitos, doces, massas, fast foods e salgadinhos: causam picos de açúcar no sangue seguidos por quedas bruscas, levando a flutuações nos níveis de energia e sensação de cansaço
- Margarina, alimentos com MSG e aqueles que você consome apesar de apresentar intolerância e/ou sensibilidade alimentar: podem causar inflamação de baixo grau, dores de cabeça, problemas digestivos e afetar negativamente a sua saúde cardiovascular, além de impactar negativamente na sua disposição
- Álcool: pode causar desidratação, afetar a qualidade do sono e sobrecarregar o fígado, prejudicando o processo de destoxificação e resultando em fadiga.
“A cafeína também merece atenção especial. Embora ela pareça fornecer energia, a verdadeira geração de energia depende de suas mitocôndrias (que precisam estar bem nutridas). O consumo excessivo de cafeína prejudica o sono, criando um ciclo de dependência, afinal, você dorme mal, acorda sem disposição e recorre ao famoso cafezinho para despertar”, alertou a especialista.
Leia também: 7 formas de reduzir o consumo de cafeína no dia a dia
Como ter disposição durante o dia inteiro?
Para manter uma boa disposição ao longo do dia, a nutricionista frisa que é essencial manter uma dieta rica em proteína, bons carboidratos e gorduras saudáveis.
“Na dúvida, coma alimentos coloridos e variados dando preferência por comida de verdade, que são alimentos que encontramos na feira, no hortifruti, na peixaria e no açougue. A proporção adequada entre carboidratos, proteínas e gorduras é fundamental, além de incluir legumes de baixo amido no prato”.
os melhores alimentos para aumentar a energia
- Fontes de proteína: frango, ovos, tofu orgânico, carne bovina, carne suína magra, peixes, frutos do mar, whey protein isolado, proteína vegana e proteína de colágeno
- Carboidrato: arroz (seja branco, integral ou negro), feijão, quinoa, mandioca, mandioquinha, batata inglesa, batata-doce, abóbora cabotiá, aveia e todas as frutas
- Gorduras saudáveis: abacate, avocado, coco, nozes e castanhas, sementes, azeite de oliva, manteiga, queijos de búfala, cabra e ovelha, tahine e queijos amarelos (curados)
- Legumes de baixo amido e verduras: abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis, quiabo, aspargos, vagem, palmito, tomate, alface de todos os tipos, couve-manteiga, espinafre, rúcula, agrião, escarola.
“A hidratação também é extremamente importante. Portanto, ajuste o seu consumo hídrico. O cálculo a ser feito é: 50 ml x kg de peso = quantidade de água que você deve beber ao longo do dia. Caso aconteça de você consumir além, sem problemas. Por exemplo, se você pesa 69 kg, você deve beber (pelo menos) 50ml x 69 kg = 3,5 litros de água/dia”.
Letícia Canelada também ressalta a importância de incluir alimentos ricos em antioxidantes na dieta, como frutas vermelhas, polpa integral de açaí, cúrcuma, gengibre, uvas escuras e folhas verde-escuras.
“Melhorando sua prática alimentar com base nestas orientações, é possível manter níveis de energia mais estáveis e uma melhor disposição ao longo do dia”, finalizou a especialista.
Leia também: 7 alimentos comuns que têm MUITO sódio