Nutricionista funcional integrativa e fitoterapia funcional. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuem não gosta de comer um salgadinho de batata frita, não é mesmo? Além da versão original, o sabor churrasco costuma ser um dos mais adorados entre as pessoas. Esses petiscos, que costumam fazer parte do lanche escolar de várias crianças, podem até ser deliciosos, mas você sabia que eles também significam um risco para a saúde?
Em novembro de 2023, a Agência Europeia de Segurança Alimentar publicou um relatório avaliando a segurança de oito aromatizantes sabor churrasco e deixou claro que em todos eles havia um risco de genotoxicidade - capacidade que algumas substâncias têm de causar alterações no material genético do organismo.
Mas de que forma isso pode afetar a nossa saúde? Entenda melhor os riscos do consumo desses alimentos sabor churrasco.
Batatas fritas e salgadinhos sabor churrasco fazem mal à saúde? Entenda os riscos
Esses biscoitos são conhecidos como ultraprocessados, ou seja, alimentos que passam por uma série de processos industriais, contendo diversos ingredientes, aditivos químicos e poucos alimentos inteiros ou minimamente processados em sua composição.
Além de serem ricos em calorias, gorduras saturadas e sódio, a Agência Europeia de Segurança Alimentar identificou uma potencial genotoxicidade nos salgadinhos com sabor churrasco por conta do aromatizante usado.
Mas o que significa "genotoxicidade"? A própria agência de segurança alimentar explicou, ao publicar o relatório, que "genotoxicidade é a capacidade de uma substância química danificar o material genético das células". Essas alterações ou mutações nas informações genéticas podem aumentar o risco de desenvolver câncer e outras doenças hereditárias, como hipertensão e obesidade.
Por esse motivo, a agência tomou a decisão de proibir completamente a venda dos produtos que possuem esses aromatizantes que dão o sabor de churrasco aos salgadinhos e batatas fritas em até dois anos.
Leia mais: 5 alimentos ultraprocessados que parecem saudáveis, mas não são
Alimentos ultraprocessados: por que devemos evitar?
Como foi dito anteriormente, os alimentos ultraprocessados são aqueles que passam por diversas etapas industriais antes de chegarem ao nosso prato. Além dos salgadinhos e batatas fritas sabor churrasco, temos também os refrigerantes, biscoitos recheados, sopas instantâneas e muitos outros que as pessoas têm o costume de consumir.
Esses produtos possuem uma lista interminável de ingredientes, muitos dos quais você nem conseguiria pronunciar, e é exatamente aí que mora o perigo!
O consumo exagerado desses alimentos pode levar a uma série de problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e até mesmo problemas cardíacos. E não pense que são apenas as calorias que fazem mal – os aditivos e conservantes também têm um papel negativo nesse processo.
Para evitar o consumo dos ultraprocessados na sua dieta, a nutricionista Mariana Moretti, em entrevista anterior ao MinhaVida, deu algumas dicas no que ficar de olho quando fizer compras no supermercado:
“Atente-se ao consumo de tudo o que está associado a uma embalagem, como iogurte, pães de forma, creme de leite, suco em caixinha, cream cheese, peito de peru, produtos desidratados (misturas para bolo, sopas em pó, macarrão instantâneo e temperos prontos), até mesmo cereais matinais açucarados, barras de cereal, salgadinhos de pacote, bebidas energéticas são alguns dos exemplos para atenção”, destaca a nutricionista.
Além disso, é sempre melhor optar por alimentos em sua forma natural, como legumes, verduras, cereais integrais e frutas, para ter uma dieta mais saudável possível.
Leia também: Alimentação saudável: cardápio, dicas, importância, como ter